Há quem levante a possibilidade da Nvidia ter cancelado a RTX 4090 Ti por derretimentos (dela mesma e de outros componentes). Se é verdade, ninguém sabe. Mas paralelamente a isso, especulações sobre o suposto novo carro-chefe da Team Green começam a surgir no mercado.

A mais recente delas tem origem do leaker @XpeaGPU. Apesar de não revelar como conseguiu as informações, o vazador especula que a 4090 Ti será significativamente mais potente que a RTX 4090 comum.

Supostas especificações da RTX 4090 Ti

Segundo o leaker, a Nvidia está economizando as melhores matrizes da GPU AD 102 para a placa. Por falar em matriz, é dito que ela será parcialmente “capada”, com apenas 2 SMs desativados dos 144. E isso resultaria em um total de 18.176 núcleos CUDA.

Além disso, a RTX 4090 Ti supostamente virá com 96 MB de cache L2, 224 ROPs (Render Output Unit), velocidades de clock de 2,75 GHz (padrão) e 2,95 GHz (em jogos), 24 GB de VRAM DDR6X, velocidade de 24 Gbps, barramento de 384 bits, 1.152 TB/s de largura de banda e TBP de 600 W.

 

Dito isso, o modelo Ti pode apresentar melhorias significativas. Se as matrizes, de fato, forem agrupadas, é possível que o valor de potência seja um pouco mais baixo que o reportado no modelo tradicional, uma vez que a Nvidia pode ter otimizado ainda mais as tensões.

Já falando sobre desempenho, é especulado que a RTX 4090 Ti ofereça performances até 20% superiores às da 4090 (sem o “Ti”). Em comparação com a RTX 3090 Ti, o desempenho pode superar o dobro.

Naturalmente que a especulação deve ser tratada como especulação até alguma informação oficial da Nvidia. Até porque, por ora, nem ao menos é certo que o modelo Ti será lançado. E mesmo que for, não é provável que o lançamento aconteça tão rápido.

Via: Wccftech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários