Roubo de criptomoedas: como proteger sua carteira digital
Só em 2022, mais de 100 mil ataques de phishing usando o tema carteira digital já foram identificadosBy - Cesar Schaeffer, 19 abril 2022 às 15:39
Cuidado, os golpistas estão de olho na sua carteira digital para roubar criptomoedas. Só nos dois primeiros meses do ano, a empresa de segurança Kaspersky detectou mais de 100 mil ataques de phishing usando o tema das moedas digitais.
O golpe mais comum é usar um alerta falso de bloqueio da carteira digital para coletar frases secretas dos usuários. Essas sequências de palavras permitem o acesso à carteira e, consequentemente, às criptomoedas guardadas nela.
Segundo a análise da Kaspersky, recentemente, muitos golpes têm sido direcionados a clientes da carteira digital MetaMask – só em 2022, já são mais de 4.000 ataques de phishing usando a marca.
Ao clicar no link enviado na mensagem de phishing, a vítima cai em uma página que imita a tela original da MetaMask. Nela, os golpistas pedem a frase secreta da vítima, juntamente com a senha e a chave privada de acesso. Ao concluir esta etapa, a vítima é redirecionada para o verdadeiro site da MetaMask, mas já é tarde demais; sua carteira digital já está nas mãos dos cibercriminosos.
“O que mais me assusta com esse crescimento expressivo dos golpes é que não há nada de novo na maneira que os criminosos atuam. Criminosos que buscam o lucro imediato focam nas fraudes financeiras, como roubo de credenciais bancárias (Internet e Mobile Banking), roubo de cartões de crédito e, agora, fraudes envolvendo as carteiras digitais. Venho alertando sobre esse mecanismo há anos, mas os números mostram o quanto esse golpe ainda funciona”, lamenta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.
Proteja sua carteira digital
Os especialistas em segurança dão algumas dicas importantes para proteger sua carteira digital contra invasão e roubo de criptomoedas.
- Atenção a mensagens inesperadas sobre perda de dinheiro e contas, ou transferências, presentes e ganhos, são quase sempre uma armadilha;
- Verifique sempre os links com muito cuidado. Não clique em nenhum link recebido por e-mails ou mensagens. O mais seguro é digitar o endereço do serviço em seu navegador;
- Instale uma solução de confiança para proteção contra phishing.
Comentários