[Review] Asus ROG Strix G16 é um dos melhores notebooks gamer de 2023
O Asus ROG Strix G16 oferece uma performance incrível na hora jogar, além de dar um show com sua iluminação RGB, mas peca na autonomiaBy - Alvaro Scola, 30 novembro 2023 às 14:42
A Asus lançou em 2023 o ROG Strix G16, um notebook gamer que promete trazer um dos melhores hardwares para quem quer portabilidade na hora de jogar. O notebook, inclusive, tem como um de seus destaques o fato de contar com um processador i9 da décima terceira geração.
O blog KaBuM! recebeu uma unidade do ROG Strix G16 e, após curti-lo jogando bastante, conta o que achou neste review. Confira!
- Design e acabamento
- Tela e som
- Teclado e trackpad
- Desempenho
- Software
- Preço e disponibilidade
- Conclusão
Design e acabamento
O ROG Strix G16 é um notebook gamer premium, sendo que isso já fica claro só de ver o seu acabamento. Assim como alguns outros produtos do segmento gamer, logo em sua tampa e saídas de ar é possível notar aquele toque futurista.
Já quando o notebook está ligado, então, o show é um pouco maior. Isso, claro, por conta de sua iluminação RGB, que está presente em sua parte inferior e no teclado. Quem prefere algo mais sóbrio e menos chamativo pode desabilitar esta iluminação via software.
De volta ao assunto saídas de ar, a Asus acertou nesse quesito com o ROG Strix G16. As principais saídas de ar do notebook ficam em suas partes laterais, o que faz com que o calor gerado pelos seus componentes não sejam sentidos tão facilmente, por exemplo, ao utilizar o produto no colo.
A sua tela tem bordas bem pequenas, sendo que a parte superior tem um realce para sua webcam. Logo abaixo da tela ficam localizados os alto falantes, que comentaremos sobre sua qualidade mais adiante no review.
Assim como outros notebooks gamers, o ROG Strix G16 não é um notebook nem um pouco leve. O seu peso total gira em torno de 2,50 Kg e a sua espessura também não é pequena, ou seja, tenha espaço preparado na mochila. Apesar de isso soar como um contra, ele está dentro dos “padrões” de outros notebooks gamers, que também são pesados na maioria dos casos.
Em ambas as partes laterais estão as conexões do notebook, que não deixa a desejar aqui. São elas:
- 2 portas USB 3.2 tipo A
- 1 porta USB 3.2 tipo C
- 1 porta Thunderbolt 4
- 1 entrada para cabo de rede
- 1 saída HDMI 2.1
- 1 conector de áudio 3,5 mm
Tela e som
O ROG Strix G16 traz uma tela de 16 polegadas com painel IPS, resolução Full HD+ (1920 x 1200 pixels) e taxa de atualização de 165 Hz. Algo também interessante a ser notado é que o notebook conta com o suporte ao G-Sync para garantir aquela fluidez extra nos jogos e ao Dolby Vision HDR.
De forma geral, apesar da tecnologia não ser a mais sofisticada, a tela do ROG Strix G16 me agradou bastante devido a ter uma boa resolução e apresentar cores vivas. Não apenas isso, o seu nível de brilho é bem decente e sua proteção contra reflexos funcionou muito bem em meus testes.
Para a parte sonora, o notebook conta com 2 alto falantes e suporte a tecnologia Dolby Atmos. Enquanto o seu volume não é dos mais altos e o palco sonoro deixa um pouco a desejar, pelo menos os graves estão no ponto certo. Dito isso, eu ainda optaria pelo uso de um headset.
Teclado e trackpad do ROG Strix G16
O teclado do ROG Strix G16 me surpreendeu de forma positiva, uma vez que as suas teclas possuem um bom nível de sensibilidade e não ficam tão coladas à sua superfície. Além disso, a Asus resolveu dar um destaque especial para a combinação QWERASDF, que pessoalmente achei um charme e deve agradar aos jogadores de MOBAs e MMOs.
O teclado vem no formato ABNT2, ou seja, temos o nosso querido Ç. Além disso, algumas teclas multimídia também marcam presença, mas algumas pessoas podem sentir a falta do teclado numérico. Outro destaque do teclado fica por conta do mesmo trazer uma iluminação RGB por zonas, sendo que o backlight apresenta um bom nível de luminosidade.
O trackpad do ROG Strix G16 está bem posicionado e oferece um bom nível de precisão, sendo que ele não tem nenhum detalhe extra a ser ressaltado.
Desempenho e autonomia
O Asus ROG Strix G16 traz um hardware que podemos considerar equilibrado com um dos processadores mais avançados e uma placa de vídeo que “dá conta de seu conjunto”, ou seja, não temos a placa de vídeo mais potente por aqui. Mas antes de entrarmos nos detalhes dos testes, primeiro vamos a suas configurações:
- Processador i9-13980HX
- 16 GB de memória RAM DDR5
- Placa de vídeo RTX 4060 com TGP máximo de 115W
- 512 GB de armazenamento com SSD PCIe 4.0
Como a própria configuração praticamente já diz, o ROG Strix G16 não tem problemas para realizar quaisquer tarefas que não sejam jogar. O notebook se sai extremamente bem para quem precisa trabalhar, estudar ou apenas se entreter, tudo sem qualquer tipo de lentidão.
Já para jogar, mesmo sem ter a placa de vídeo mais avançada, esse notebook aqui não faz nem um pouco feio e posso até afirmar que foi um dos melhores modelos já testados pelo blog KaBuM! em 2023. Antes de partirmos para os resultados, vale lembrar que os testes foram feitos almejando a marca de, pelo menos, 60 FPS estáveis, sendo tudo executado na resolução padrão do notebook (1920 x 1200 pixels).
Em Spider-Man com tudo no alto, Ray Tracing e sem DLSS, a média obtida foi de 73 FPS. Já ao ativar o DLSS 3 com Ray Tracing e tudo no alto, a média subiu para nada menos que 128 FPS.
No Monster Hunter Rise, mais uma vez o ROG Strix G16 provou o seu poder. Aqui com tudo no alto e sem DLSS, a média foi de 150 FPS. É claro que esse jogo é um pouco mais leve que os demais testados, mas essa média sem o DLSS estar ativado ainda impressiona.
Em Hogwarts Legacy, a média foi de 130 FPS com tudo no Ultra, DLSS 3 ativado e sem Ray Tracing. Com o Ray Tracing, a média caiu para 78 FPS. Apesar dos números bons nesse jogo, vale notar que aqui, infelizmente, notei alguns stutterings, mas que não estragavam a experiência.
No último teste em God of War, a média foi de 70 FPS com tudo no Ultra, sendo que o DLSS 2 esteve ligado.
Como é possível concluir pelos números, a configuração do ROG Strix G16 é mais do que o suficiente para rodar a grande maioria dos jogos atuais com tudo no máximo. É claro que, alguns jogos que exigem mais Vram podem até precisar rodar com algumas coisas fora do Ultra, mas o desempenho do notebook é realmente impressionante, boa parte devido ao TGP generoso da placa de vídeo.
Em relação as temperaturas, enquanto a placa de vídeo chegou perto dos 80ºC, o processador chegou a ficar com mais de 90ºC por alguns momentos. Esses valores podem até parecer altos, mas estão dentro de suas especificações técnicas. Além disso, graças as saídas de ar bem posicionadas, não tive nenhum incômodo ao usar o notebook na hora de jogar.
Apesar de todos esses elogios em relação a performance, o ROG Strix G16 peca quando o assunto é autonomia, mesmo que não esteja sendo utilizado para tarefas pesadas. Em um teste em que o notebook só estava baixando jogos através do Wi-Fi, a carga de sua bateria foi de 49% para 28% em apenas 20 minutos.
Já a autonomia total fazendo outras atividades mais simples, como navegar na internet e redigir textos, foi de pouco menos de 5 horas, um tempo que não considero muito fora da média.
Desabilitar o RGB e até mexer no plano de energia do Windows pode melhorar a situação, mas ainda assim a autonomia padrão poderia ser melhor. Do lado positivo, o tempo para uma recarga completa do ROG Strix G16 fica abaixo do que vemos na concorrência. O teste feito pelo blog KaBuM! apontou que a recarga completa leva aproximadamente 1 hora e 50 minutos para ser realizada.
Software
O ROG Strix G16 vem com o Windows 11 Home e alguns aplicativos pré-instalados. Um destes, por exemplo, é o antivírus McAfee, que considero um tanto intrusivo e desnecessário. Além do mesmo vir em uma versão trial e que até emite pop-ups, vale lembrar que o Windows 11 já vem com o eficaz Microsoft Defender.
Partindo para a parte útil, o ROG Strix G16 vem com o Armoury Crate pré-instalado, um software que permite controlar diferentes aspectos do notebook. Através dele é possível, além de checar as especificações atuais e outros detalhes do hardware, fazer ajustes nas configurações para obter um melhor desempenho ou até mesmo mais autonomia.
Não apenas isso, também é através do Armoury Crate que é possível controlar a iluminação RGB do notebook. Essa parte, eu devo elogiar devido a liberdade dada para criar efeitos diferentes, mas admito que a sua interface é um tanto confusa.
De forma geral, o Armoury Crate até teve a sua interface atualizada se comparada a outros produtos da Asus que testei recentemente nos outros anos. Alguns pontos melhoraram, mas admito que o software ainda não é dos mais amigáveis.
Preço e disponibilidade
O Asus ROG Strix G16 foi lançado em abril de 2023 no Brasil com o preço sugerido de R$ 17.999,99. Apesar deste preço sugerido, atualmente já é possível encontrar o notebook, por exemplo, no KaBuM! por R$ 11.799,99.
Conclusão
O Asus ROG Strix G16 é um ótimo notebook que começa a se destacar já logo por seu acabamento. Apesar de não trazer a tela mais avançada, a mesma faz um bom trabalho e oferece uma taxa de atualização decente até mesmo para quem gosta de ser competitivo em jogos online.
O seu teclado também surpreende por sua qualidade e, claro, não posso esquecer de elogiar o show de iluminação RGB para os jogadores que gostam desse quesito. E, o mais importante, o ROG Strix G16 oferece uma performance incrível em jogos, sendo capaz de lidar com qualquer título atual sem nenhum problema.
O único ponto realmente a ser melhorado é na autonomia, que deixa um pouco a desejar. Por outro lado, o seu tempo para uma recarga completa não é tão alto quanto o que pode ser visto em outros modelos.
Comentários