[Retrospectiva 2023] Estúdios e publishers de games afetados por layoffs
A indústria dos games recebeu diversos títulos de sucesso ao longo do ano de 2023, mas por trás das cortinas, diversos estúdios e publishers sofreram demissões; veja a retrospectivaBy - Jessica Pinheiro, 23 dezembro 2023 às 10:00
Se por um lado 2023 foi absurdamente positivo com diversos títulos grandes sendo lançados ao longo do ano, por detrás das cortinas o que aconteceu foi diferente: a dura e cruel realidade econômica afetou negativamente diversas empresas da indústria de games. Muitas fecharam, encerraram atividades e/ou sofreram cortes em sua força de trabalho.
O número estimado de empregos perdidos é de 9000, o que torna impossível falar de videogames em 2023 sem sequer citar os inúmeros estúdios e publishers que foram afetados por layoffs. Dito isto, o blog KaBuM! organizou uma lista baseada nos dados compilados pelo site Videogame Layoffs ao longo do ano. Confira.
Layoffs em estúdios de games de grande porte em 2023
- 03 de janeiro: Wizards of the Coast cancela 5 projetos; 15 pessoas são afetadas
- 17 de janeiro: Unity Technologies demite quase 300 funcionários
- 19 de janeiro: Microsoft demite 10.000 pessoas; estúdios 343 Industries, Bethesda e The Coalition são afetados
- 19 de janeiro: Riot Games demite 46 funcionários
- 25 de janeiro: Estúdio independente Hidden Leaf Games, com 30 funcionários, encerra atividades
- 31 de janeiro: Desenvolvedora mobile Industrial Toys é fechada pela EA; 60 pessoas ficam sem emprego
- 31 de janeiro: 77 pessoas da Respawn Entertainment, estúdio da EA, são demitidas
- 02 de fevereiro: NCSoft West demite 80 funcionários e o CEO, Jeff Anderson, também sai de empresa
- 28 de fevereiro: EA demite Baton Rouge, equipe de controle de qualidade do Apex Legends, com 200 pessoas
- 01 de março: GameLoft encerra estúdio em Budapest com 100 funcionários
- 07 de março: Ocorrem demissões na Private Division, da Take-Two Interactive
- 17 de março: Desenvolvedores de Worms, Team17, são afetados por demissões também
- 20 de março: 9.000 pessoas são demitidas da Amazon, sendo 400 da Twitch
- 30 de março: 6% da força de trabalho (775 empregos) da EA é mandada embora
- 05 de abril: É a vez do Amazon Game Studios desligar 100 funcionários
- 14 de abril: Bungie, da Sony Entertainment, também sofre com lay offs (não se sabe o número exato de empregados afetados)
- 20 de abril: Demissões do Facebook/Meta atingem os estúdios Downpour Interactive e Ready at Dawn, focados em VR
- 21 de abril: 105 empregados do estúdio mobile Ten Square Games são desligados
- 3 de maio: Com a terceira rodada de demissões na Unity Technologies, mais 600 empregos são afetados
- 10 de maio: 60 pessoas do atendimento ao cliente da Ubisoft são mandadas embora
- 11 de maio: 29 pessoas do The Molasses Flood, estúdio envolvido no derivado de The Witcher da CD Projekt Red, são afetados
- 12 de maio: Nem mesmo o Deviation Games, que está desenvolvendo um projeto original para PlayStation, escapou; 90 pessoas foram demitidas
- 18 de maio: Brace Yourself Games, estúdio de Crypt of the Necrodancer, demite metade da equipe
- 23 de maio: Relic Games, desenvolvedora de Company of Heroes da Sega, manda embora 121 pessoas
- 30 de maio: Take-Two Interactive dispensa 30 pessoas do estúdio Firaxis Games, de Civilization
- 15 de junho: O brasileiro Wildlife Studios dispensa 13% de seu pessoal (143 funcionários) e CEO Victor Lazarte é substituído por Peter Hill, ex-executivo da Amazon
- 16 de junho: Bilibili Guangzhou Xinyuan descontinua projetos e demite 220 pessoas
- 29 de junho: Niantic, desenvolvedora de Pokémon GO, demite 230 funcionários
- 29 de junho: Nacon fecha o estúdio Daedalic Entertainment com 25 funcionários, responsável por Gollum
- 19 de julho: 50 funcionários da divisão de eSports da Activision Blizzard são dispensados
- 20 de julho: CD Projekt Red encara sua terceira rodada de demissões; 100 funcionários são desligados
- 31 de julho: Estúdio Striking Distance, de Callisto Protocol, manda embora 32 funcionários
- 23 de agosto: EA dispensa 50 funcionários do estúdio BioWare, incluindo escritores seniores
- 29 de agosto: Mimimi, estúdio indie de 30 pessoas responsável por Shadow Gambit: The Cursed Crew, encerra atividades
- 30 de agosto: Embracer Group continua reformulando a empresa e aplica demissões no Gearbox Publishing
- 31 de agosto: É a vez do estúdio Volition (também do Embracer Group) fechar as portas; 183 pessoas são demitidas
- 08 de setembro: A Telltale Games dispensou vários empregados
- 14 de setembro: O Ascendant Studios, de Immortals of Aveum, demite 40 funcionários após vendas abaixo do esperado
- 15 de setembro: Beamdog, estúdio de Baldur’s Gate: Enhanced Edition, perde 23 pessoas em mais uma leva de demissões do Embracer Group
- 20 de setembro: Em mais uma rodada de demissões do Embracer Group, é a vez da Crystal Dynamics, desenvolvedora de Tomb Raider perder 10 funcionários
- 21 de setembro: 30 funcionários da equipe de contratação de Roblox são dispensados
- 25 de setembro: Mais uma leva de demissões na Blizzard Entertainment, com 10 funcionários demitidos
- 28 de setembro: Epic Games desliga 900 pessoas, incluindo funcionários que estavam no estúdio Mediatonic, de Fall Guys
- 28 de setembro: Hyenas, que seria publicado pela Sega é cancelado, e o estúdio Creative Assembly passa por demissões
- 04 de outubro: Twitch é novamente atingida por demissões da Amazon, desta vez 35 pessoas são dispensadas
- 30 de outubro: Mais de 100 funcionários da Bungie, Inc. (estúdio da PlayStation) são demitidos
- 07 de novembro: Mais layoffs na Ubisoft: agora é a vez do Ubisoft Hybride / Montreal; 135 empregados dos setores de efeitos visuais e da equipe global de TI são afetados
- 08 de novembro: Free Radical Design, estúdio de TimeSplitters, é a mais nova vítima dos layoffs de 2023, como parte da reestruturação do Embracer Group
- 09 de novembro: Digital Extremes, desenvolvedora de Warframe, confirma 30 demissões
- 13 de novembro: 180 pessoas da divisão de jogos da Amazon são desligadas da empresa
- 14 de novembro: Digital Bros, dona da publisher 505 Games, dispensa 130 pessoas de sua força de trabalho
- 14 de novembro: Humble Games anuncia demissões, não se sabe exatamente o número de afetados
- 16 de novembro: Embracer confirma que 900 funcionários foram demitidos no trimestre anterior
- 22 de novembro: Nova rodada de demissões no Wildlife Studios: mais 300 pessoas vão para a rua
- 27 de novembro: Zhaoxi Guangnian (Nuverse), que pertende ao ByteDance, corta mais de 1000 empregos
- 28 de novembro: 265 funcionários são desligados do Unity Software, Weta Digital
- 01 de dezembro: Embracer Group demite 10 funcionários do Iugo Mobile Entertainment, e três dias depois, dispensa mais 10 pessoas do estúdio New World Interactive
- 04 de dezembro: Phoenix Labs, de Fae Farm, passa pela segunda rodada de demissões
- 05 de dezembro: EA é novamente atingida por layoffs, desta vez a batata assa para o estúdio Codemasters
- 06 de dezembro: TinyBuild fecha o estúdio mobile Hakjak, de Pigeon Simulator; 16 pessoas perdem seus empregos
- 06 de dezembro: É dispensada a metade da equipe da Jumplight Odyssey, desenvolvedora independente responsável por League of Geeks
- 15 de dezembro – Mais uma vez o Embracer Group: desta vez os afetados são os estúdios 3D Realms e Slipgate Ironworks; não se sabe exatamente quantas pessoas foram demitidas
Outros casos de layoffs na indústria de games em 2023
Diversos outros estúdios, filiais de pequeno porte e/ou desenvolvedoras independentes também foram afetados por demissões em 2023. Veja a lista e o número de empregados afetados, até a data de publicação desta lista.
- HiRez Games – ??
- Hidden Leaf Games (Indie) – 30 funcionários
- Wicked Realm Games (Tilting Point) – 60 funcionários
- Mutant Arm Studios (Indie) – 31 funcionários
- Hyper Hippo Entertainment (Mobile) – 40 funcionários
- Big Run Studios (Mobile) – 25 funcionários
- Survios (VR) – 35 funcionários
- PUBG Santa Monica (Krafton) – 5 funcionários
- LINE Games (Naver) – 30 funcionários
- Paradox Games (Paradox Interactive) – 36 funcionários
- Counterplay Games (Indie) – ??
- Innogames (Mobile) – 75 funcionários
- CyberConnect2 Montreal (CyberConnect2) – 55 funcionários
- Phoenix Labs – 30 funcionários
- ARRIVANT – ??
- PixelOpus (Sony Entertainment) – 20 funcionários
- We’re Five Games (TinyBuild) – 14 funcionários
- Crey Games – 60 funcionários
- Final Strike Games – 30 funcionários
- PlayStudios (Mobile) – ??
- Deck Nine Games – 30 funcionários
- Resolution Games (AR/VR) – 70 funcionários
- Plucky Bytes (Embracer Group) – ??
- Kabam (Netmarble) – 90 funcionários
- Antimatter Games (Enad Global 7) – 53 funcionários
- PlayStation San Diego (Sony Entertainment) – ??
- Vanpool – ??
- BonusXP (Netflix) – 48 funcionários
- Firemonkeys (EA/Mobile) – 45 funcionários
- The Game Band – 15 funcionários
- Hellbent Games (Indie) – 40 funcionários
- Kiloo Games (Mobile) – 55 funcionários
- probablyMonsters – 90 funcionários
- Scavenger Studios (Indie) – 20 funcionários
- Wildseed Games – 15 funcionários
- HiRez Ventures – 30 funcionários
- Elodie Games – 15 funcionários
- Ludia (Jam City) – 45 funcionários
- Puny Human (Indie) – 14 funcionários
- JumpStart Games (NetDragon WebSoft) – 60 funcionários
- Harebrained Schemes (Paradox Interactive/Indie) – 40 funcionários
- TavroxGames (Indie) – 4 funcionários
- A Thinking Ape (Embracer Group/Mobile) – 5 funcionários
- Adglobe Montreal (Skeleton Crew/AR/VR) – 29 funcionários
- Product Madness (Aristocrat Games) – 25 funcionários
- Double Stallion Games (Indie) – 10 funcionários
- Popcore (TakeTwo Interactive) – ??
- Ghost Story Games (TakeTwo Interactive) – 4 funcionários
- Action Squad Studios (Indie) – 14 funcionários
- Campfire Cabal (Embracer Group) – 18 funcionários
- Imagendary Studios (FunPlus) – 55 funcionários
- Vela Games – 45 funcionários
- Blackbird Interactive (Indie) – 90 funcionários
- EastSide Games (Mobile) – 28 funcionários
- Romino Games (Indie) – 25 funcionários
- Rainbow Studios (Embracer Group) – 15 funcionários
- Keywords Edmonton (Keywords Studio) – 13 funcionários
- Visual Concepts (TakeTwo Interactive) – ??
- Demiurge (Indie) – 5 funcionários
- Ubisoft London (Ubisoft) – 54 funcionários
- DoubleDown Interactive (DoubleU Games Co Ltd./Mobile) – 25 funcionários
- Other Ocean Interactive (Indie) – 30 funcionários
- Noggin (Paramount Global) – 30 funcionários
- Maze Theory (Emergent Entertainment/AR/VR) – 12 funcionários
- Ubisoft NC / Spain (Ubisoft) – 6 funcionários
- Fishlabs (Embracer Group) – 58 funcionários
- Thought Pennies – ??
- Digic Pictures (Embracer Group) – 35 funcionários
- Gasket Games (Indie) – 6 funcionários
- Singularity 6 – 15 funcionários
- Dang! (Indie) – 5 funcionários
- Calypte – 15 funcionários
- Rogue Games Inc – 10 funcionários
- Drifter Entertainment (Indie) – 15 funcionários
- ForeVR Games (AR/VR) – 5 funcionários
- Zen Studios (Embracer Group) – 32 funcionários
- Frontier Developments – ??
- Six to Start (OliveX/Mobile) – 12 funcionários
- PlayStation VASG (Sony Entertainment) – ??
- Media Molecule (Sony Entertainment) – 20 funcionários
- LuoBu (Roblox) – 15 funcionários
- LevelEx (BrainLab/Mobile) – 14 funcionários
- MotorSport Games (MotorSport Network) – 38 funcionários
- Cryptic Studios (Embracer Group) – ??
- Chimera Entertainment (Remote Control Productions/Mobile) – 15 funcionários
- Kongregate (Modern Times Group) – ??
- Digital Bros Group – 130 funcionários
- Dark Slope (AR/VR) – 7 funcionários
- Two Desperados (Indie) – 20 funcionários
- Papukaya (Mobile) – 5 funcionários
- BlackBird Interactive (Indie) – 30 funcionários
- NanoReality Games Ltd. (Mobile) – ??
- Age of Learning (ABC Mouse Inc.) – ??
- HakJak Studios (TinyBuild) – 16 funcionários
- Rovio Montreal (Sega) – 16 funionários
- Funselektor Labs (Indie) – 3 funcionários
- Triple Topping Games (Indie) – 10 funcionários
- Slipgate IronWorks (Embracer Group) – ??
- WonderStorm Inc. – ??
- First Contact Entertainment (AR/VR) – 40 funcionários
- Versus Evil (TinyBuild) – 13 funcionários
Com informações: Eurogamer, VideoGamesChronicle, Engadget
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