Remessas de GPUs podem aumentar em 10% ao longo de 2022
Previsão pode até ser animadora para o mercado de GPUs, mas vai depender de uma melhora no atual cenário pandêmico globalBy - Igor Shimabukuro, 10 janeiro 2022 às 13:45
Embora 2021 tenha sido um período complicado para os estoques de GPUs (alô, crise dos chips), há esperanças de que o cenário seja um pouco melhor este ano. Isso porque um novo reporte do Digitimes Asia apontou que as remessas globais de placas de vídeo devem aumentar cerca de 10% ao longo de 2022.
A notícia, no entanto, é recebida com certa cautela. O “ressurgimento” da Covid-19 com a variante Ômicron voltou a aterrorizar o mundo, culminando em novas paralisações e atrasos logísticos. Logo, o cenário de incertezas pode ignorar a previsão do portal asiático e atrasar ainda mais as entregas de GPUs.
Além disso, vale lembrar que diversos CEOs de big techs e fabricantes de componentes já anteciparam que a crise dos chips deve se estender até o fim de 2022 — o que vai continuar a impactar toda a indústria global, inclusive a de placas de vídeo.
Sim, é verdade que tais pontos podem ser pouco animadores. Ainda assim, em meio a todas essas incertezas, existem alguns pontos que podem trazer esperança aos que estão em busca de GPUs no mercado. Não que o cenário vá se resolver de uma hora para a outra, mas as coisas tendem a melhorar neste ano.
Mercado de GPUs deve melhorar em 2022
O primeiro ponto é que a rede de blockchain Ethereum está prestes a migrar da prova de trabalho (proof-of-work) para a prova de participação (proof-of-stake). Na prática, a mineração de moedas digitais por GPUs tende a ser menos lucrativa, e a concorrência na busca por placas deve diminuir.
Aliado a isso, o lançamento de novas GPUs por Nvidia e AMD — incluindo modelos mais econômicos — podem ajudar a cobrir a alta demanda do mercado. Neste cenário, a chegada da Intel com sua linha de produtos Arc também será importante para reforçar os estoques de componentes.
Mas no fim, todas essas previsões vão depender do cenário sanitário e de chips ao longo de 2022. Um aumento de 10% na remessa de GPUs pode sim ser algo animador, mas nem de longe vai solucionar a escassez de componentes que afeta toda a indústria global. Por ora, vale cruzar os dedos e torcer por dias melhores.
Via: PC Gamer
Comentários