Qualcomm anuncia novos chips para Windows e Chromebooks
Além de revelar as especificações dos chips, a Qualcomm trouxe detalhes sobre uma implementação que pode estar presente em dispositivos para jogos portáteisBy - Luiz Nogueira, 2 dezembro 2021 às 13:07
A Qualcomm parece pronta para expandir ainda mais seu portfólio de produtos com a chegada de uma nova geração de processadores. A empresa revelou que trabalha em chips baseados em Arm para Windows e Chromebooks.
As novidades foram batizadas de Snapdragon 8cx Gen 3 e 7c + Gen 3 – esse último para computadores mais simples.
Especificações do Snapdragon 8cx Gen 3
No caso do 8cx Gen 3, a Qualcomm se baseia na geração 2 do ano passado. No entanto, a empresa afirma que essa será a primeira plataforma de PC baseada em 5 nm da companhia. O foco de implementação dessa tecnologia são notebooks ultrafinos e sem espaço para ventilação.
Ainda segundo a companhia, a mudança no processo de fabricação para 5 nm e outras otimizações fizeram com que a CPU Kryo tivesse níveis de consumo de energia baixos – semelhantes aos vistos na geração 2 do ano passado. Mesmo assim, o desempenho promete ser até 85% melhor que o visto anteriormente.
O chip chega com suporte a conectividade 5G e Wi-Fi 6/6E, além de funções de áudio e segurança aprimoradas. A aceleração por inteligência artificial promete deixar mais rápidas as tarefas de detecção de rosto e desfoque de fundo.
Snapdragon 7c + Gen 3
Já o Snapdragon 7c + Gen 3, que como já citado foi projetado para PCs e Chromebooks mais básicos, também suporta 5G, Wi-Fi 6 e 6E, além de apresentar 40% mais desempenho de CPU se comparado com o lançamento anterior da empresa e 35% mais desempenho gráfico.
Os aparelhos equipados com os novos chips da Qualcomm devem chegar ao mercado já no primeiro semestre de 2022.
Chip para dispositivos portáteis
Além das novidades citadas, a Qualcomm mostrou que planeja investir em uma nova categoria de chipsets: os voltados para portáteis de jogos. Por isso, a empresa também revelou o Snapdragon G3x Gen 1, que oferece suporte ao streaming de jogos de consoles e PC, serviços de games em nuvem e apps Android.
Os chips, que contam com GPU Adreno, podem rodar títulos a 144 fps e HDR. Para mostrar como a plataforma funciona, a Qualcomm, em parceria com a Razer, desenvolveu um kit de desenvolvimento portátil que conta com uma tela Oled de 6,65 polegadas e 120 Hz.
Caso a empresa decida lançar o dispositivo, será um grande concorrente do Nintendo Switch, Steam Deck, smartphones e tablets.
Colaboração Qualcomm e Google Cloud
Por fim, a Qualcomm anunciou o fechamento de uma parceria com o Google Cloud para acelerar o desenvolvimento da rede neural para as plataformas da empresa. Isso será feira usando o Google Cloud Vertex AI Neural Architecture Search (NAS) junto do mecanismo Qualcomm Inteligência Artificial (IA).
“O NAS do Google Cloud dará à Qualcomm Technologies a capacidade de trazer IA de alta precisão com baixa latência para dispositivos de baixo consumo de energia, como IoT, imagens médicas, automóveis e dispositivos móveis, garantindo memória e eficiência energética”, declara June Yang, vice-presidente do Google Cloud.
“Com esta colaboração, a Qualcomm Technologies será capaz de construir e otimizar novos modelos de IA em semanas, em vez de meses, e estamos entusiasmados com o impacto que isso terá nas pessoas que usam dispositivos com Snapdragon”, finaliza Yang.
Comentários