Qualcomm lança fundo para investir US$ 100 milhões no metaverso
Batizado de Snapdragon Metaverse, projeto foca empresas e desenvolvedores com foco em realidade mista (XR)By - Marcelo Rodrigues, 21 março 2022 às 16:58
A Qualcomm resolveu começar esta semana com um grande anúncio: o lançamento do Snapdragon Metaverse Fund, um projeto que vai investir US$ 100 milhões em empresas e desenvolvedores que estão criando experiências únicas e imersivas de realidade mista – também chamada de XR (mixed reality).
Essa oficialização da empreitada mostra que o metaverso continua despertando interesse das gigantes de tecnologia, mesmo que a empolgação do público com o tema tenha esfriado um pouco – principalmente em relação às iniciativas da Meta.
Qualcomm apostando no metaverso
No caso da Qualcomm, a ideia é potencializar as diversas tecnologias que podem apoiar a criação e a ampliação do universo virtual. São recursos de 5G e inteligência artificial que, hoje, já estão presentes em diversos produtos da empresa, mas devem ganhar ainda mais destaque e importância na nova era da computação espacial.
“Nós entregamos a tecnologia e as experiências de plataforma inovadoras que permitirão que o consumidor e a empresa construam e se envolvam no metaverso e permitam que os mundos físico e digital sejam conectados. A Qualcomm é o ingresso para o metaverso”, explica Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm, em comunicado.
O fundo planeja aplicar capital por meio de uma combinação de investimentos de risco em empresas líderes de XR pela Qualcomm Ventures e por um programa de subsídios da própria companhia. Além de serem acelerados, os escolhidos poderão ter acesso antecipado a kits de hardware e uma rede global de investidores.
“Por meio do Snapdragon Metaverse Fund, esperamos capacitar desenvolvedores e empresas de todos os tamanhos à medida que ultrapassam os limites do que é possível ao entrarmos nesta nova geração de computação espacial”, finaliza o Amon.
As inscrições para o Snapdragon Metaverse Fund serão abertas oficialmente em junho, mas já é possível conferir detalhes do projeto em sua página oficial.
Fonte: Qualcomm/Assessoria
Comentários