A família de chipsets móveis da Qualcomm está ficando mais robusta. Isso porque nesta sexta-feira (20), a fabricante de chips líder do mercado de celulares em 2021 anunciou dois novos SoCs (system-on-a-chip) para smartphones Android de ponta: o Snapdragon 8+ Gen 1 e o Snapdragon 7 Gen 1.

Como é de se imaginar, as novas plataformas móveis prometem muita potência e otimizações de desempenho para usuários premium. Aliás, a Qualcomm reforça que ambos os produtos vão oferecer performances de tirar o fôlego, nas mais diversas experiências e usos dos chipsets.

“No segmento móvel, nosso foco principal é fornecer recursos e tecnologias novas e inovadoras para o setor e para os principais dispositivos de nossos clientes. Implementamos esses recursos primeiro em nosso Snapdragon 8-series e depois em cascata em nosso roteiro móvel”, pontuou Christopher Patrick, vice-presidente sênior e gerente geral de Aparelhos Móveis da Qualcomm Technologies. “Os novos Snapdragon 8+ e 7 Gen 1 oferecem experiências inovadoras do usuário em seus respectivos níveis”, completou o executivo.

Novos membros da família Snapdragon

Snapdragon 8+ Gen 1

Snapdragon 8+ Gen 1

Imagem: Divulgação/Qualcomm

Potência e desempenho. Essas são as principais características do mais novo líder de chipsets móveis da Qualcomm. Sua CPU Kryo promete um processamento até 10% mais rápido — com picos de 3.2 GHz — e até 30% de melhorias na eficiência de energia do que o 8 Gen 1. Já sua GPU Adreno aprimorada oferece velocidades mais rápidas e redução de energia para melhores experiências em jogos.

O SoC também inclui dois recursos interessantes: o Elite Gaming e as mais recentes tecnologias do Snapdragon Sight. O primeiro traz capacidade de resposta ultrassuave e cenas HDR ricas em cores com a mais alta qualidade visual, enquanto o segundo possibilita gravação de vídeo 8K HDR.

Isso sem contar em ferramentas avançadas de inteligência artificial (IA), suporte para conexões 5G e Wi-Fi 6, tecnologia Snapdragon Sound para áudios imersivos e de alta qualidade, entre outras novidades. Tudo isso em um único chip.

Quando chega? Segundo a Qualcomm, o chipset será adotado pelas principais OEMs e marcas globais (como Asus ROG, Motorola, Realme, Xiaomi, entre outras) em dispositivos comerciais que devem estar disponíveis no terceiro trimestre de 2022.

Snapdragon 7 Gen 1

Snapdragon 7 Gen 1

Imagem: Divulgação/Qualcomm

O outro chipset anunciado foi o Snapdragon 7 Gen 1. Assim como o 8+ Gen 1, ele é alimentado por uma GPU Adreno e por uma CPU Kryo. O resultado disso é traduzido em renderizações gráficas mais de 20% mais rápidas, otimizando principalmente as experiências gamers.

Por falar em jogos, o Adreno Frame Motion Engine pode dobrar a taxa de quadros em conteúdos de alto nível sem aumentar o consumo de energia. O SoC traz ainda suporte para displays Quad HD+ e áudios amplificados para jogatinas bem mais imersivas.

Qualcomm AI Engine de 7ª geração, ISP triplo Qualcomm Spectra — para fotos de 200 MP —, mecanismos de segurança dedicados e conectividades com 5G são apenas mais alguns recursos presentes na plataforma móvel

Quando chega? Segundo a Qualcomm, o chipset será adotado pelas principais OEMs e marcas globais (como Honor, Oppo, Xiaomi, entre outras) em dispositivos comerciais que devem estar disponíveis no segundo trimestre de 2022.

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Matheus
20 de maio de 2022 09:25

Como pode esses chips cada vez mais rápidos e consumindo menos, lembro em 2018 o lançamento era 50% menos consumo de energia, daqui a pouco esses chips vão gerar energia pra funcionar, enquanto o equivalente nos desktops quase precisando de usinas pra funcionar