Já se passaram quase 12 anos desde que a Sony lançou um console portátil, mas isso deve mudar, segundo informações veiculadas pelo Insider Gaming: o site afirma fontes que estão próximas de um tal “Projeto Q Lite” que, segundo a reportagem, trata-se de um nova plataforma de mãos pela gigante japonesa.

A saber, a Sony não é nenhuma novata no ramo dos consoles portáteis: ela atingiu imenso sucesso com o antigo PlayStation Portable (PSP) e, em dezembro de 2011, lançou o PlayStation Vita (PS Vita) que…não entregou o que a empresa esperava. Agora, se a matéria se confirmar, podemos ter uma nova plataforma para competir com os smartphones e, quem sabe (e com MUITA sorte), o Switch.

‘Projeto Q Lite’ é codinome para novo console portátil da Sony, diz site
‘Projeto Q Lite’ é codinome para novo console portátil da Sony, diz site

Atualmente, não há nenhum console portátil no mercado produzido por qualquer uma das três “grandes” da indústria dos jogos – a Microsoft sempre foi rodeada de rumores do tipo, mas nunca lançou nada, e além da Sony com o Vita, a Nintendo tinha o Game Boy e, posteriormente, o Nintendo DS (há quem defina o Switch como um “portátil”, o que não é errado, mas sua natureza híbrida o coloca em um patamar mais exclusivo).

Citando trecho da reportagem:

“Com o codinome ‘Q Lite’, o portátil da marca PlayStation é o próximo hardware da Sony, que deve exigir alguma conexão com o PlayStation 5. O Insider Gaming entende que o Q Lite não é um dispositivo de streaming de jogos via nuvem, mas ao invés disso, usa a função Remote Play do PlayStation 5 – uma função que a gigante japonesa vem promovendo com força nas últimas semanas.

No que tange às características físicas do console, protótipos primários indicam que ele será bem parecido com um controle do PlayStation 5, mas com uma tela sensível ao toque de oito polegadas no centro. O dispositivo conta com gatilhos adaptáveis para sensores de retorno háptico e incluirá o que se espera de um portátil – botões de volume, alto-falantes, uma entrada de áudio etc.”

O site não afirma isso de forma direta, mas a conexão com o PlayStation 5 e o fato de ele não ser algo voltado ao cloud gaming podem ser um indício de que o novo portátil da Sony possa…fazer exatamente aquilo que o Switch já faz? É fácil especular – e ressaltamos: ESPECULAÇÃO – que um aparelho do tipo atue justamente nessa capacidade, unindo a jogatina na TV e, na necessidade, pausando-a para continuá-la no portátil.

O Insider Gaming ainda afirma que o portátil da Sony está em fase de testes de certificação de qualidade (Quality Assurance, ou simplesmente “QA”) e deve ser lançado antes do também rumor PlayStation 5 Pro.

Tudo isso deve fazer parte de uma especulada “Fase 2 do PlayStation 5”, que prevê, além da nova versão do console e, agora, do tal “Projeto Q Lite”, o lançamento de fones intra auriculares sem fio (“Projeto Nomad”) e um novo headset gamer sem fio (Projeto Voyager).

Normalmente, iríamos mais além nas especulações, afirmando que a E3 2023 seria o palco perfeito para revelações tão grandes – mas considerando que a feira…bem, “foi de E3” e não está mais entre nós, é provável que o (também rumor) evento que a Sony vai apresentar na época em que a feira seria realizada possa ser um ponto de entrada para que a gigante japonesa nos dê mais esclarecimentos.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários