No começo de agosto, o 5G chegou oficialmente a São Paulo e, de lá para cá, os clientes das quatro maiores operadoras de telecomunicação do país puderam aproveitar a alta velocidade oferecida pela conexão.

Agora, o Procon-SP decidiu notificar as operadoras para que elas divulguem informações sobre a oferta do 5G para os clientes.

Portanto, a Claro, TIM, Vivo e Oi – essa última, sem atuação direta no país após ter sido vendida em abril -, devem informar “qual a linha de aparelhos compatíveis ao serviço 5G atualmente comercializados pela empresa e apresentar informativos disponibilizados aos consumidores para esclarecimentos das mudanças implementadas no uso da nova tecnologia”.

Segundo o órgão, as reclamações estão ligadas à falta de informação acerca do 5G. Por conta disso, as operadoras deverão sanar as principais dúvidas sobre a implementação, como a necessidade da troca de chip ou valores maiores dos planos.

Há ainda um questionamento acerca da continuidade da conexão caso o usuário esteja em um local em que o 5G não está disponível, por exemplo.

O que dizem as operadoras?

Celular 5G

Imagem: Lekhawattana/shutterstock.com

Em nota, a Vivo e a TIM deram declarações ao Telessíntese sobre o caso. A primeira diz que mantém “uma página dedicada ao 5G com as localidades onde a tecnologia já está disponível. Além disso, o passo a passo para usar a tecnologia de quinta geração e quais são os aparelhos compatíveis estão disponíveis no site, que conta ainda com perguntas e respostas frequentes feitas pelos consumidores”.

Já no caso da TIM, a empresa “recebeu a notificação do Procon SP e que prestará todas as informações solicitadas pelo órgão. A operadora ressalta que divulga amplamente informações sobre o uso da rede 5G, assim como os smartphones compatíveis com a tecnologia”.

A Claro afirma não ter recebido a notificação e a Oi comenta que “não participou do leilão do 5G e desde o mês de abril não está mais atuando no segmento de telefonia móvel”.

A partir de agora, as operadoras têm até seis de setembro para responder formalmente ao Procon-SP acerca da notificação.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários