Primeiro kit de memória RAM DDR5 chega ao mercado
By - Cesar Schaeffer, 29 junho 2021 às 11:34
Hoje, não há processador ou placa-mãe que suporte as novas memórias DDR5. Recentemente, foi anunciado que os chips Intel Alder Lake de 12ª geração prometem mudar essa história.
Mas, independente de tudo isso, um kit de memória DDR5-4800 de 32 GB da TeamGroup já está a venda em alguns e-commerces internacionais por US$ 311 (um pouco mais de R$ 1.500 em conversão direta).
No dia 18 de junho, a TeamGroup revelou os novos módulos DDR5 que operam em 1.1 v, a 4.800 MHz e rodando em CL 40-40-40-77. Isso os coloca dentro dos padrões Jedec e nas configurações corretas para completarem um sistema com um dos vindouros CPUs da Intel.
O mercado está se movimentando para receber os Alder Lake e a fabricante taiwanesa agora é a primeira a oferecer pacotes de 32 GB DDR5 (2x módulos de 16 GB rodando em dual-channel) para a comunidade early adopter de hardware.
Outras DDR5 em 2021
As memórias DDR5 chamam cada vez mais a atenção graças a suas altas frequências e, claro, a promessa mais performance. Ainda vai levar algum tempo para que esse novo tipo de equipamento se torne padrão, mas outros lançamentos ainda são esperados para este ano, como é o caso da XPG, uma famosa fabricante de memórias.
Ainda sem previsão de lançamento, a Samsung impressionou muita gente com os testes mais recentes de memórias DDR5 de 512 GB, que prometem oferecer praticamente o dobro de desempenho quando comparadas aos modelos DDR4. Assim, elas serão capazes de atingir a performance de até 7.200 Mbps podendo ser usadas em supercomputadores, atividades com inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Além da velocidade, outro diferencial deste novo modelo fica por conta de seu baixo consumo de energia. De acordo com a Samsung, elas serão capazes de gastar até 13% menos energia.
Os números impressionam
Aliás, para quem gosta de números, em março, a empresa chinesa Longsys publicou os resultados obtidos com sua memória DDR5 rodando em uma plataforma Inter Alder Lake. Os módulos de memória tinham frequência de 4.800 MHz e temporizações CL40. Com isso, a plataforma com RAM DDR5 obteve 190 mil pontos no benchmark Master Lu. Na geração anterior, a RAM DDR4, os resultados chegaram a 92 mil pontos – ou seja, as novas memórias obtiveram mais que o dobro de desempenho no teste.
Fonte: Tom’s Hardware
Comentários
Cristiano Borges Cardoso
CL40 eita