Primeiro iPhone comemora 14 anos de lançamento
By - Luiz Nogueira, 30 junho 2021 às 10:23
Em 29 de junho de 2007, há 14 anos, a Apple lançava no mercado o primeiro iPhone. Na época, o aparelho não possuía algumas funções presentes na maioria dos dispositivos lançados na ocasião, – como possibilidade de instalação de apps de terceiros e redes 3G. No entanto, isso não impediu que a criação se tornasse bastante popular.
Anunciado originalmente em janeiro de 2007, o aparelho foi lançado apenas seis meses após sua apresentação. Rumores da época indicam que, quando foi revelado para o público, o smartphone não passava de um protótipo semi-funcional. Por conta disso, os engenheiros da empresa tiveram pouco tempo para corrigir as falhas antes do lançamento.
Sua aparição nas prateleiras foi um fenômeno, que nunca havia ocorrido com a chegada de nenhum celular. Pessoas fizeram fila na frente da loja da Apple com vários dias de antecedência, tudo para serem as primeiras a comprar o dispositivo da maçã – que custava US$ 499 na época (R$ 2.480 em conversão direta).
De acordo com a empresa, nas primeiras 30 horas de venda, foram comercializados 270 mil iPhones. O primeiro milhão de dispositivos vendidos foi alcançado 74 dias depois. Na ocasião, Steve Jobs comentou que, anteriormente, a empresa levou quase dois anos para vender a mesma quantidade de iPods.
O dispositivo chegou ao mercado com o famoso botão Home – que sobreviveu até a geração do iPhone SE -, processador Samsung S3C6400, 128 MB de RAM e três opções de armazenamento: 4 GB, 8 GB e 16 GB. O aparelho também tinha uma câmera de 2 MP que não conseguia gravar vídeos.
Em 2008, o sucessor do aparelho foi lançado. Os fãs puderam adquirir o iPhone 3G, que recebeu suporte a redes de celular de terceira geração. Foi justamente essa versão que se tornou o primeiro aparelho da Apple apresentado em vários mercados, fazendo da empresa uma das mais influentes no cenário dos smartphones. Até o momento, a Apple vendeu mais de um bilhão de iPhones.
Via: GizChina
Comentários