Início Smartphones Android 12: primeira versão está pronta para ser lançada

Android 12: primeira versão está pronta para ser lançada

Confira as novidades que prometem chegar com a nova versão do sistema operacional, o Android 12

O aplicativo Android Beta Feedback foi atualizado nesta quinta-feira (4) – o que indica que a primeira versão do novo Android 12 está pronta e deve ser liberada muito em breve. Vale lembrar que em 2020, a primeira amostra do Android 11 também foi liberada em fevereiro. Assim, ao que tudo indica, o Google deve seguir a programação que fez no ano passado com dar início às versões preliminares da atualização do sistema operacional para desenvolvedores.

Lançado inicialmente em 2019, o app Android Beta Feedback permite que os desenvolvedores possam relatar problemas no sistema operacional. O aplicativo surge automaticamente quando o usuário instava a versão beta de desenvolvedor do Android. Na noite desta quinta-feira, os usuários que têm o app em seus smartphones receberam uma notificação de atualização. A informação foi compartilhada pelo pessoal do 9to5Google.

Mais cores no Android 12

Android 12 é de que o Google estaria trabalhando em temas de cores nativos na plataforma. Segundo sugere o 9to5Google, o sistema vai permitir que o usuário escolha uma cor primária e outra secundária; a combinação será refletida na aparência de todo o sistema.

Se nas versões 10 e 11 do Android a única configuração possível era entre temas claro e escuro, parece que o Android 12 promete oferecer uma gama muito maior de opções.

Android 12
Android 12 promete trazer nova gama de cores para o sistema operacional – Imagem: reprodução/9to5Google

Columbus de volta

O site que revelou a notificação da atualização do aplicativo Android Beta Feedback também contou que um recurso já testado, mas que não apareceu no Android 11, vai voltar nesta nova edição; é o que os desenvolvedores chamam de “Columbus”.

No Android 12, o toque duplo na parte traseira do smartphone poderá ser configurado para uma série de ações: chamar o Google Assistente, desligar o alarme, iniciar a câmera, parar a reprodução do vídeo, silenciar o som em uma chamada recebida, fazer uma captura de tela, abrir notificações, menu de aplicativos de fundo, etc.

Claro, para evitar que o recurso seja constantemente acionado “sem querer”, o usuário vai precisar primeiro registrar o gesto desejado – ou, se preferir, simplesmente desligar a função.

Tela dividida no Android 12

Se confirmada, esta é uma ótima notícia para os usuários de smartphones com telas grandes; modo multitarefa em tela dividida. Neste modo, o usuário poderá usar dois aplicativos ao mesmo tempo e, sim, usá-los simultaneamente – ou seja, multitarefa “de verdade” (e prático).

Segundo o 9to5Google, o Google está preparando um modo de tela dividida totalmente redesenhado chamado App Pairs (pares de aplicativos). Ao navegar em apps recentes, a função vai permitir que um par de aplicativos seja tratado como uma única tarefa. Veja abaixo uma ilustração de como o recurso pode ser:

Android 12
Android 12 App Pairs – Imagem: reprodução/9to5Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES