Um título do gênero metroidvania que consegue ser psicodélico e relaxante ao mesmo tempo e promete uma odisseia cósmica inspirada na arte e na música peruana: assim é Ultros, game do estúdio sueco Hadoque (cujos membros trabalharam anteriormente em jogos como Hotline Miami, a série SteamWorld, Fe, Stick It To The Man, Magicka e mais).

Por meio de um acesso a uma prévia do game, o blog KaBuM! teve a oportunidade de explorar as primeiras horas de Ultros. Logo de início, o game encanta pelo caleidoscópio de cores e formas (majoritariamente arredondadas) que apresenta, e tudo começa quando a heroína Ouji desperta após bater sua nave em um buraco cósmico conhecido como The Sarcophagus.

Carregando o ser demoníaco que dá nome ao game, Ultros, Ouji precisa explorar as excêntricas paisagens alienígenas e cheias de vida de The Sarcophagus e quebrar o ciclo que mantém o reino no limbo enquanto conhece os habitantes locais e os auxilia de formas diversas. 

[Preview] Psicodélico e ao mesmo tempo relaxante, ‘Ultros’ é um promissor metroidvania
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Vale apontar que o estilo de arte é obra de El Huervo, conhecido por seu trabalho em Hotline Miami. Seu trabalho certamente é refletido na movimentação extremamente agradável de Ouji, cujas ações fluem com graciosidade e ornam perfeitamente com a paisagem extravagante e colorida de The Sarcophagus.

Sendo um metroidvania, Ultros apresenta a conhecida dinâmica de explorar e coletar recursos que, futuramente, ajudam a desbloquear novas áreas do mapa. Como de praxe, existem paredes quebráveis e muros ocultos que vêm à tona quando Ouji se aproxima o suficiente, além de segredos e quebra-cabeças para manter o jogador ocupado.

Entretanto, o game oferece mecânicas que o tornam único. A primeira delas é de loops, que permite recomeçar em momentos-chave da história e auxilia o jogador a desvendar alguns dos mistérios do jogo. O segundo é o cultivo da vegetação e o plantio de sementes com diferentes efeitos encontrados pelo mapa, algo que pode conceder acesso a caminhos mais obscuros.

[Preview] Psicodélico e ao mesmo tempo relaxante, ‘Ultros’ é um promissor metroidvania
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Honestamente, é bastante curiosa a forma como Ultros equilibra os momentos de contemplação e jardinagem com o combate (literalmente) visceral. A ação é bastante dinâmica, os movimentos de Ouji são rápidos e alguns encontros exigem reflexos rápidos do jogador.

Isso porque ao encontrar alguns inimigos com escudo, por exemplo, é preciso deslizar por baixo para assim, conseguir atacá-los por trás. Outros oponentes com escudo quebrável, por sua vez, exigem que o jogador carregue o ataque principal de Ouji. E por fim, alguns monstros podem girar ao receber o primeiro golpe e serem arremessados em uma direção após o segundo ataque.

Vale ainda mencionar que todas as formas de vida hostis encontradas pelo mapa deixam um pedaço de si, e esse item pode ser coletado por Ouji para, mais tarde, ser usado como recurso para recuperar energia e aumentar atributos. As características são determinantes para desbloquear novas habilidades de combate, então é importante apanhar tudo o que puder pelo caminho.

Em Ultros, tudo acontece de forma muito dinâmica, mas o mesmo tempo, a trilha sonora composta por RatvaderOscar Rydelius —, traz uma atmosfera onírica ao game, fazendo com que a exploração e a jardinagem se contraponham perfeitamente ao combate ágil e brutal e às paisagens excêntricas e coloridas do game.

Quando Ultros será lançado?

Ultros chega em 13 de fevereiro de 2024 para PC, PlayStation 4 e PlayStation 5. A prévia do game foi analisada na Steam por meio de uma cópia antecipada cedida pela publisher Kepler Interactive.

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