A franquia Sonic the Hedgehog sempre teve dificuldades em realizar uma transição do 2D para o 3D que fosse amplamente convincente. Obviamente, existem jogos bons e médios em 3D estrelados pelo ouriço azul mais veloz do mundo dos games, mas é praticamente unânime que os títulos 2D são, em sua grande maioria, ótimos ou excelentes. Entretanto, parece que Sonic Superstars tem a chance de mostrar ao grande público que essa difícil fase ficou para trás.

O anúncio de Sonic Superstars, próximo título da franquia, ocorreu durante o Summer Game Fest Live. Em seu vídeo de revelação, inclusive, é feita uma brincadeira com o Sonic transitando entre o 2D e o 3D — e logo, ele assume sua forma tridimensional. O trailer é ainda complementado com trechos de gameplay e traz inúmeras novidades que deixaram fãs e não fãs contentes — e durante o Play Days, o blog KaBuM! teve a oportunidade de testar o novo game do ouriço!

O retorno de uma superestrela: Naoto Ohshima

O visual colorido, brilhante e nostálgico com uma pitada de modernidade de Sonic Superstars não somente deixou contente a parcela de entusiastas fervorosos, como também agradou jogadores casuais da franquia. O motivo disso pode estar relacionado ao fato de que Naoto Ohshima, o artista responsável pelo design original do ouriço azul (e também do vilão Dr. Eggman) está envolvido no projeto, por meio do estúdio Arzest.

Ele é atualmente vice-presidente da Arzest, fundada em 2010 (quase uma década depois que o artista deixou a Sega, em 1999). No currículo da empresa estão Yoshi’s New Island e Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games, além de projetos desenvolvidos em parceria com outros estúdios, como é o caso de Fantasian (da Mistwalker) e Balan Wonderworld (sim, aquele do Yuji Naka com a Square Enix). Porém, no caso de Sonic Superstars, a produção tem sido feita quase que inteiramente pela companhia de Ohshima com assistência da Sonic Team.

Além dos designs originais de Sonic e Dr. Eggman, Ohshima também criou um inédito e misterioso personagem para Sonic Superstars, que será um adversário do ouriço e seus amigos. Contudo, praticamente nada foi revelado sobre esta nova figura até o momento, então resta aguardar por maiores informações.

A magia do Retro Engine (de Sonic Mania)

[Preview] Sonic Superstars prova ser a transição perfeita entre 2D e 3D da franquia
[Preview] Sonic Superstars prova ser a transição perfeita entre 2D e 3D da franquia

A demonstração de Sonic Superstars disponível no Summer Game Fest: Play Days contava com apenas duas fases: Bridge Island Zone e Speed Jungle Zone, ambas inéditas (assim como todos os demais futuros estágios serão, de acordo com os desenvolvedores, via IGN). E se ao assistir ao trailer de anúncio você ficou com a impressão de que a movimentação apresenta polidez e fluidez, a física parece consistente e a cadência do gameplay está na medida certa… saiba que é tudo verdade! A jogabilidade está ótima e as novas mecânicas trazem um frescor para a fórmula básica da franquia.

Isso porque, embora Sonic Superstars seja 2.5D, o novo game está sendo desenvolvido com Retro Engine, motor gráfico para jogos 2D criado pelo programador australiano Christian Whitehead, e que foi utilizado em Sonic Mania e Sonic Origins. O Retro Engine basicamente concentra seu desempenho em gráficos rasterizados (isto é, pixels altamente detalhados) e manipulação de paletas de cores. Ainda assim, a ferramenta tem suporte a widescreen e recursos online.

[Preview] Sonic Superstars prova ser a transição perfeita entre 2D e 3D da franquia
[Preview] Sonic Superstars prova ser a transição perfeita entre 2D e 3D da franquia

Na prática, isso significa que tudo que você viu e sentiu jogando Sonic Mania e/ou Sonic Origins será transportado para Sonic Superstars, só que com uma roupagem 2.5D. A trilha sonora, inclusive, parece bastante animada e agradável e é composta pelo veterano Jun Senoue com auxílio externo de Tee Lopes (via VideoGamesChronicle) — como os testes foram feitos em um evento com muita interferência e ruídos externos, mesmo com um headset, não foi possível prestar muita atenção nesse elemento do jogo. 

Novas mecânicas e os estágios especiais

Dos quatro personagens disponíveis, foi possível testar apenas Sonic e Amy Rose (devido ao curto tempo, Miles “Tails” Prower e Knuckles the Echidna ficaram opcionalmente de fora dos testes). Além de escudos e de realmente passar a sensação de ser a criatura mais veloz do planeta, o ouriço azul apresenta novas expressões e animações de movimento — podendo até mesmo deslizar em algumas superfícies ao invés de apenas correr. Por sua vez, a ouriço rosa é um pouco mais lenta, mas, além de ter um pulo duplo, ela pode utilizar seu martelo gigante para diferentes finalidades, como quebrar paredes rachadas e utilizá-lo como escudo enquanto salta.

Ambas as fases possuíam dois atos e um chefe ao final em cada parte. Muitos inimigos robôs conhecidos estão de volta, e os estágios contam com loops, barras, molas e todo o tipo de recurso clássico que torna a experiência de plataforma em Sonic mais dinâmica.

[Preview] Sonic Superstars prova ser a transição perfeita entre 2D e 3D da franquia
[Preview] Sonic Superstars prova ser a transição perfeita entre 2D e 3D da franquia

Porém, existem algumas novidades: é possível deslizar por curvas flutuantes, pegar impulso em raízes elásticas, intercalar a exploração entre primeiro plano e segundo plano em momentos pré-definidos das fases, e entrar em dois modelos de estágios especiais. 

O primeiro tipo pode ser acessado por meio dos postes de checkpoint, desde que você tenha acumulado pelo menos cinquenta anéis dourados. Esta fase bônus é bastante parecida com a do Sonic the Hedgehog original de Mega Drive, onde as paredes giram em sentido horário ou anti-horário e você controla apenas o personagem em forma de bola. As recompensas aqui são apenas medalhas, as quais possivelmente servirão para desbloquear áudios, artes e outros extras — assim como em Sonic Mania, por exemplo. 

[Preview] Sonic Superstars prova ser a transição perfeita entre 2D e 3D da franquia
[Preview] Sonic Superstars prova ser a transição perfeita entre 2D e 3D da franquia

Já o segundo tipo de estágio especial é inédito: em meio a um espaço psicodélico, disforme e atemporal, seu personagem deve se pendurar de bolha em bolha para alcançar a Esmeralda do Caos. Isso deve ser feito antes do contador chegar ao zero e, claro, a joia rara que deve ser coletada fica se movimentando, dificultando a aproximação.

Entretanto, a maior surpresa aconteceu ao coletar a primeira Esmeralda do Caos: Amy (que era a personagem sendo controlada nesse momento) ganhou o poder de transformar em uma versão aquática de si mesma. Isso possibilitou, por exemplo, que a exploração se tornasse mais vertical, já que a personagem consegue entrar em cachoeiras e subir pela corrente de água. 

(Observação: depois, ao assistir a sessão de outro jornalista, constatei que a segunda Esmeralda do Caos concede o poder de multiplicar o personagem, realizando assim um ataque especial combinado que parece aplicar bastante dano!)

Sonic Superstars, por favor, não demore para ser lançado

[Preview] Sonic Superstars prova ser a transição perfeita entre 2D e 3D da franquia
[Preview] Sonic Superstars prova ser a transição perfeita entre 2D e 3D da franquia

Ao fim das batalhas contras os chefes que, por sinal, não eram meras esponjas de dano e demandaram alguma estratégia mínima, eis que as fases terminaram com animações de transição engraçadinhas.

Speed Jungle Zone, por exemplo, termina com seu personagem sendo levado pelo vento para uma nova área por meio de um ventilador de chão gigante. Logo em seguida, surge Fang the Sniper (que apareceu pela primeira vez em Sonic the Hedgehog Triple Trouble) juntamente do personagem inédito misterioso. Eles parecem perseguir o protagonista da vez, mas acabam caindo em suas próprias armadilhas antes de alcançá-lo. 

É assim que a demonstração de Sonic Superstars termina, deixando uma imensa vontade por mais dessa experiência incrível. O novo game do ouriço azul tem lançamento previsto para 2023 e chegará para PC (via Steam e Epic Games Store), Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox Series X|S e PlayStation 5.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários