O Summer Game Fest: Play Days, evento fechado para a imprensa onde é possível testar alguns dos próximos e mais aguardados lançamentos de jogos, contou com a presença de um projeto ambicioso e promissor: Throne and Liberty. Trata-se de um MMORPG gratuito desenvolvido pela divisão Team TL do estúdio sul-coreano NCSoft Corporation (de Lineage, Guild Wars e Blade & Soul) e publicado pela Amazon Games.

E, a convite da Amazon Games, o blog KaBuM! teve a oportunidade única de comparecer ao evento e testar Throne and Liberty. Os testes duraram cerca de quarenta minutos apenas, mas foi o suficiente para comprovar que o projeto é marcado por características excepcionais. O MMORPG não apenas era um dos títulos mais interessantes do Play Days, como também se destacou por tornar a fantasia em sua forma mais autêntica, em um de seus pilares.

Jogabilidade clássica com toques modernos

A jogabilidade de Throne and Liberty segue a fórmula básica que os jogadores veteranos de MMORPGs estão familiarizados, mas também é intuitiva para novatos: o direcionamento da câmera é atrelado ao mouse, enquanto a movimentação do personagem é feita por meio do teclado, com o clássico quarteto WASD. As habilidades ficam localizadas nas teclas numéricas e, para ataques e magias, basta clicar em cima dos alvos.

(Observação: caso você não seja do tipo que aprecia jogar com mouse e teclado, saiba que o game conta com suporte a controles de videogame.)

Os combates trazem um gostinho de MMORPGs clássicos, já que é preciso travar a mira no oponente para atacá-lo propriamente — um recurso conhecido como tab-targeting, semelhante a Guild Wars 2 e/ou Final Fantasy XIV. Isso significa que não é possível causar spams de ataques, habilidades e magias como nos Action RPGs recentes: em Throne and Liberty as batalhas são (felizmente) mais cadenciadas.

Imagem do MMORPG da Amazon Games: Throne and Liberty

Imagem: Amazon Games

Mas, ainda que o combate lembre títulos clássicos do gênero, Throne and Liberty conta com alguns elementos que tornam a experiência mais dinâmica. O gancho, por exemplo, é uma ferramenta que pode ser utilizada na exploração para alcançar superfícies pré-definidas. Já durante as lutas, é possível defender-se dos golpes dos oponentes. 

Para que você saiba o momento correto de ativar suas habilidades defensivas, felizmente o game destaca uma animação em forma de círculo na tela — e caso você consiga bloquear de forma eficiente, é premiado com um buff. Não chega a ser uma mecânica de aparar (parry), mas lembra vagamente o recurso.

Saem as classes e entram os animais

Imagem do MMORPG da Amazon Games: Throne and Liberty

Imagem: Amazon Games

Throne and Liberty também se destaca de outros MMORPGs por não se apegar a classes de personagens. Esqueça os clássicos papéis de guerreiro, mago, arqueiro, ladino e afins: aqui, as habilidades são vinculadas às armas. Na prática, isso quer dizer que você vai precisar nivelar o equipamento para se tornar mais forte — o que também torna os estilos de combate bastante versáteis.

Mas o que mais chamou a atenção em Throne and Liberty foi a mecânica de transmutação em animais para explorar de maneira prática os cenários, ou ainda, se aproximar de locais que parecem inalcançáveis. Ao apertar a tecla Shift, foi possível transformar o boneco em um lobo, cuja principal função era a de agilizar a travessia pelo cenário. Seja para fugir de grupos de inimigos em grande quantidade ou para atravessar obstáculos em que normalmente seria necessário agachar-se ou rastejar-se, a forma de lobo provou-se incrivelmente útil.

A segunda forma disponível na demonstração era a de uma águia que, como você deve imaginar, permitia sobrevoar terrenos e aterrissar de forma segura em superfícies baixas — evitando assim qualquer dano por queda. A princípio, a navegação é um pouco confusa, e dado o contexto do tutorial, infelizmente não foi possível planar livremente pelos cenários. Ainda assim, a mecânica não deixa de empolgar, ainda mais porque os desenvolvedores confirmaram que será possível transmutar-se em chefes que são derrotados ao longo da campanha, ou assumir a forma de monstros diversos.

Imagem do MMORPG da Amazon Games: Throne and Liberty

Imagem: Amazon Games

O único elemento que não foi possível habituar-se a tempo foi a velocidade da câmera. Talvez fosse possível ajustar esse elemento nas configurações, mas em meio à adrenalina dos testes no evento, não deu para atentar-se a esse detalhe. De toda forma, a jogabilidade de Throne and Liberty não deve em nada aos outros MMORPGs, e a adaptação aos comandos aconteceu de forma rápida e orgânica.

O mundo de Solisium e os adoráveis Whispering Amitois

O prólogo e o tutorial de Throne and Liberty entregam algumas informações importantes sobre a trama. Por meio de uma belíssima cinemática de abertura, você conhece o vivo e colorido mundo de Solisium, e logo é transportado para a Ilha das Crianças, que está sob ataque das forças malignas de Kazar.

Imagem do MMORPG da Amazon Games: Throne and Liberty

Imagem: Amazon Games

O local é habitado por crianças órfãs sobreviventes de guerras passadas que, no momento, tentam escapar da feiticeira Calanthia. Entretanto, em meio à fuga, o personagem principal acaba sendo infundido por um Fragmento da Estrela — aparentemente, uma fonte especial de poder.

Após uma incrível cinemática de introdução com gráficos belíssimos feitos em Unreal Engine 4, o jogador é conduzido para a criação de um avatar — isto é, seu personagem em Throne and Liberty. A variedade de recursos para a personalização dos bonecos é muito, mas muito satisfatória, com inúmeras opções e detalhes que podem ser alterados, incluindo expressões faciais. Prepare-se para passar bastante tempo aqui (como deve ser)! E caso você seja do tipo que não tem paciência, existem visuais pré-definidos que podem ser customizados também.

Ainda no tutorial, além de aprender o básico — comandos, batalha e navegação —, foi possível conhecer alguns personagens secundários, como alguns dos integrantes da Resistência e o mago Clay (cuja aparência lembra muito a de Harry Potter). Em meio às interações, você também compreende que não é o único que tem um Fragmento da Estrela.

[Preview] Throne and Liberty é um MMORPG de ‘fantasia raiz’ bastante promissor
[Preview] Throne and Liberty é um MMORPG de ‘fantasia raiz’ bastante promissor
[Preview] Throne and Liberty é um MMORPG de ‘fantasia raiz’ bastante promissor
[Preview] Throne and Liberty é um MMORPG de ‘fantasia raiz’ bastante promissor
[Preview] Throne and Liberty é um MMORPG de ‘fantasia raiz’ bastante promissor
[Preview] Throne and Liberty é um MMORPG de ‘fantasia raiz’ bastante promissor

Mas a cereja no topo do bolo de Throne and Liberty foram os Whispering Amitois. De aparência amigável, estes seres acompanham os personagens principais e servem como uma espécie de guia. O seu, em específico, se chama Helpie (um nome bem conveniente); e embora as interações tenham sido limitadas, minha maior vontade após a sessão de testes era a de adquirir uma pelúcia deste adorável criatura imediatamente.

Quando Throne and Liberty será lançado?

O MMORPG multiplataforma e gratuito da Amazon Games ainda não possui data de lançamento, mas sabe-se que chegará para PC (via Steam), Xbox Series X|S e PlayStation 5. Por enquanto, é possível se inscrever no site oficial para participar dos testes técnicos do game.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários