A política de reembolso da Steam para jogos recém-comprados pode ser um grande benefício para os jogadores “arrependidos”. No entanto, essa mesma regra pode desfavorecer os desenvolvedores, a exemplo de Alexander Reshetnikov, principal responsável pelo estúdio indie Emika Games.

Na última quinta-feira (26), Reshetnikov anunciou em seu Twitter que fará uma pausa de tempo indeterminado em seu trabalho como desenvolvedor de games. O motivo, na verdade, tem a ver com o pouco dinheiro captado com seu último lançamento Summer of ’58.

E o que a política de reembolso da Steam tem a ver? Simples: as regras permitem reembolsos para jogos comprados em até 48 horas, desde que os players não tenham excedido o limite de duas horas de gameplay nesses títulos.

O problema é que Summer of ’58 tem duração aproximada de 90 minutos (ou uma hora e trinta minutos). Isso fez com que “espertinhos” zerassem o game antes do tempo limite e solicitassem o reembolso. Em outras palavras, eles puderam jogar “de graça”.

Imagem do game Summer of '58, disponível na Steam

Imagem do game de terror Summer of ’58. Divulgação: Steam

“O fato é que meu jogo Summer of ’58 não chega a duas horas de jogo pelos padrões da Steam, nesse sentido, há um grande número de reembolsos do jogo (mesmo com críticas positivas) e eu não ganho nada para criar um novo game” desabafou o desenvolvedor em suas redes sociais.

A declaração é mais que compreensível. Apesar do grande número de reembolsos, o título tem análises muito positivas (com mais de 570 comentários), o que comprova a artimanha feita por parte da comunidade.

Política da Steam

Embora a política da Steam possa ter mirado jogos AAA — que ultrapassam, com sobra, as duas horas de jogatina —, as regras acabam afetando estúdios menores, que focam em títulos mais curtos.

E a Emika Games é um bom exemplo disso. Reshetnikov afirmou que seus jogos se assemelham a curta-metragens e que não quer aumentar artificialmente o tempo de duração dos games (o famoso “encher linguiça”) para exceder o limite de duas horas.

Em abril deste ano, o desenvolvedor do jogo Before Your Eyes também alfinetou a política da Steam. “Sim, fizemos um jogo curto. Acho que deveria haver mais jogos curtos. Acho que os jogos curtos não deveriam ser reembolsados ​​por oferecer uma experiência incrível”, tuitou Bela Messex.

É claro que as regras buscam beneficiar os usuários, mas a Valve talvez devesse rever essa política, criando exceções para jogos curtos. Caso contrário, é possível que outros desenvolvedores — e estúdios — tomem o mesmo caminho de Reshetnikov. No fim das contas, quem podem “sair perdendo” são os próprios gamers.

Fonte: TechSpot

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