Plugin entrega quem pagou pelo Twitter Blue e quem tem verificação ‘legado’
Twitter voltou atrás e não removeu o selo de quem já era verificado, mas eliminou a diferença entre esses e seus usuários pagantesBy - Rafael Arbulu, 3 abril 2023 às 10:08
Se lembra de quando o Twitter prometia eliminar, a partir de 1º de abril, os selos de usuários que já eram verificados antes da implementação do Twitter Blue? Bom, o referido dia veio e foi, e usuários “legado” – como são conhecidos os verificados não pagantes – continuam com seus respectivos selos.
O que mudou foi a classificação: anteriormente, se você passasse com o mouse por cima do selo, o Twitter lhe diria se aquela pessoa pagou por ele ou não. Agora, essa separação acabou. Mas ao menos uma pessoa não gostou disso, e desenvolveu um plugin para o Google Chrome que faz justamente o que o Twitter fazia: caguetar pagantes.
https://twitter.com/mayavada/status/1642653808210907137
A extensão se chama “Eight Dollars” (“oito dólares”, na tradução literal: uma referência ao preço estadunidense do Twitter Blue). Atualmente, ela se encontra disponível em pelo menos três navegadores – além do Chrome, ela também pode ser baixada e instalada via Firefox (Mozilla) e Safari (Apple). Ainda não se sabe se outros navegadores – mesmo aqueles com a mesma engine do Chrome (como Opera ou Edge) contam com versões próprias.
Na prática, ela muda a apresentação de um perfil verificado no Twitter. Ao invés de mostrar apenas um selo, a extensão “força” a rede social a exibir um adjetivo – “Verificado” refere-se aos usuários legados, enquanto “Pago” faz jus aos assinantes do Twitter Blue:
A questão dos selos “legado” ainda é uma bem nebulosa: há quem afirme que o Twitter desistiu da ideia por completo, há quem diga que a remoção simplesmente atrasou e que a remoção virá gradualmente. O jornal norte-americano New York Times, por exemplo, perdeu o seu selo, enquanto outras personalidades ainda verificadas – desde o jogador de basquete LeBron James até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – afirmaram que não pagariam por ele quando o selo lhes fosse removido.
As explicações técnicas sobre como o plugin consegue fazer essa separação estão ausentes de sua descrição nas páginas oficiais, mas a instalação dele é, felizmente, bem facilitada:
Como instalar a extensão Twitter Eight Dollars
No Chrome
- Abra a loja de extensões do Chrome
- Na busca, digite “Eight Dollars” ou, convenientemente, clique neste link
- Clique em Usar no Chrome e aguarde o processo de instalação
No Firefox:
- Clique no menu “hambúrguer” (as três linhas empilhadas, no canto superior direito) e, depois, em “Extensões”
- Na aba que se abrir (“Recomendadas”), procure no pé da página pela opção “Encontrar mais extensões”.
- Em seguida, utilize a caixa de busca para encontrar a extensão “Eight Dollars” e selecione a opção de adicioná-la ao navegador. Alternadamente, este link pode levar você diretamente à página da extensão.
No Safari
No navegador da Apple, o processo é quase o mesmo, embora mais longo:
- Abra o menu superior do Safari e selecione Extensões do Safari para abrir a App Store
- Procure por “Eight Dollars” na caixa de busca e clique em “Obter” – vale lembrar: talvez você tenha que se logar com a sua Apple ID: isso varia de extensão para extensão. Depois clique em “Instalar”
- Alternadamente, este link vai te levar diretamente à página do plugin
Extensões baixadas diretamente pela App Store tendem a ser ativadas automaticamente, mas no caso de algum erro do tipo, isso é fácil de resolver: depois da instalação, no caso do Safari, pode ser necessário fazer a ativação do plugin, então volte para o menu principal do navegador e procure pela opção “Ajustes”. Em seguida, acesse a opção “Extensões” e marque a caixa de seleção ao lado do nome “Eight Dollars”.
Se isso vai persistir com o tempo, só Elon Musk pode dizer: o atual CEO do Twitter é conhecido por mudar de posição a cada chilique sem sobreaviso, então para todos os efeitos, tudo isso pode ser temporário. Mas por ora, esse plugin parece ser uma solução divertida para contrariar a rede social.
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