PlayStation 5: SSDs simples podem oferecer boa performance
Teste mostra que SSDs com taxas de escrita ou leituras menores não afetam muito a performance dos jogos no PlayStation 5. Veja!By - Alvaro Scola, 22 setembro 2021 às 17:02
Um dos grandes diferenciais dos videogames da nova geração fica por conta do uso de SSDs, que podem trazer uma série de benefícios. Já o PlayStation 5 recebeu uma atualização de firmware na última semana para permitir a troca deste dispositivo e, agora, testes mostram que resultados animadores podem ser obtidos até mesmo com modelos mais simples.
Ao instalar o SSD SN750 de 250 GB da Western Digital no PlayStation 5, o canal Digital Foundry conseguiu mostrar que até mesmo um SSD mais lento não deve impactar muito na performance do videogame.
Enquanto o SSD que vem pré-instalado no PlayStation 5 oferece taxas de leituras de 5.500 MB/s, o SN750 oferece uma taxa de até 3.200 MB/s. Já como é possível conferir pelo vídeo acima, no jogo Ratchet & Clank: A Rift Apart, conhecido por “abusar” do SSD para transições entre mapas, o frame-rate foi praticamente o mesmo nos dois modelos de SSD.
Diferenças pequenas são vistas em outras atividades no PlayStation 5
Apesar da performance ser a mesma “in-game”, algumas pequenas diferenças foram vistas nos testes do Digital Foundry. Por exemplo, copiar o jogo Ghost of Tsushima, que pesa 60 GB, demorou 7 minutos no no SN750, enquanto no modelo SN 850, também da Western Digital, levou apenas 49 segundos, devido a sua taxa de escrita maior.
Já com o SSD que vem pré-instalado no videogame, a cópia também levou aproximadamente 7 minutos para ser realizada.
Em outro teste, ao iniciar do zero o jogo Ratchet & Clank, usando os dois modelos de SSDs da Western Digital, o SN750 e o SN850, uma diferença de dois segundos foi visto até o título chegar ao seu menu principal.
Com esses testes é possível concluir que mesmo alguns SSDs apresentando diferenças grandes em suas especificações, na maioria das atividades, a sua performance será bem similar.
O PlayStation 5, vale lembrar, requer que os SSDs tenham interface PCIe Gen 4 x4, espaço entre 250 GB e 4 TB e um heatsink.
Via: Tom’s Hardware
Comentários