‘Só o PlayStation 5’ consegue processar o combate de ‘Final Fantasy XVI’, diz diretor
Naoki Yoshida explicou como funciona a parte técnica de exibição das lutas de Final Fantasy XVI, justificando o lançamento exclusivo com a SonyBy - Rafael Arbulu, 13 março 2023 às 16:20
Uma notícia que não agradou muito os fãs que esperam por Final Fantasy XVI é o fato de que o jogo será lançado com exclusividade temporária no PlayStation 5, chegando ao Xbox Series S/S apenas seis meses depois e “eventualmente” no PC.
A razão para isso é que, hoje, apenas o console branco da Sony é capaz de processar o combate em tempo real do jogo. Quem fez a afirmação foi o próprio diretor, Naoki Yoshida, em uma nova entrevista sobre o produto concedida ao IGN.
“Quando você vê a luta entre Ifrit e Garuda e executando aquela batalha grandiosa [ele se refere à demo recentemente exibida à imprensa], pelo plano de fundo, o PlayStation 5 está carregando a próxima cena. Ele está se preparando para permitir que possamos avançar até ela.” – Naoki Yoshida, diretor de Final Fantasy XVI
A informação foi esmiuçada em mais detalhes pelo diretor de combate no desenvolvimento do título, Ryoto Suzuki: “graficamente, você está representando os punhos e garras e asas das habilidades dos Eikons, todas em tempo real e com essas diferentes opções e exibições. Mas fazer isso de forma fluida, sem gargalos de performance ou latência, só é possível por causa do poder do PlayStation 5”.
O diretor, que tem em seu currículo jogos como Devil May Cry e Dragon’s Dogma, da Capcom, ainda elaborou mais:
“Se não tivéssemos a memória que tem o PlayStation 5, junto da velocidade de transferência [de dados] do SSD do PlayStation, nós ainda estaríamos no começo do desenvolvimento hoje.” – Ryoto Suzuki, diretor de combate de Final Fantasy XVI
Segundo o próprio Yoshida, foi explicado em entrevistas passadas que a Sony, fabricante do PlayStation 5, prestou consultoria técnica à publisher do jogo, a japonesa Square Enix, para desenvolver o título dentro da arquitetura do PlayStation 5. Segundo a publisher, essa ajuda permitiu uma redução no tempo de desenvolvimento. Em troca, a Sony pediu pela costumeira exclusividade temporária.
Entretanto, a questão do poder do PlayStation 5 soa estranha, considerando que o jogo chegará ao concorrente Xbox Series S/X meros seis meses depois: ou o Xbox não tem poder, ou o jogo será “emburrecido” no console da Microsoft.
Evidentemente, o poder das duas máquinas é inquestionável, mas usar de uma suposta vantagem de um para esconder o que é, até obviamente, um acordo comercial e pouco mais que isso, parece algo esquisito de se dizer.
De qualquer forma, Final Fantasy XVI será lançado em 22 de junho de 2023, apenas no PlayStation 5.
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