Placas de vídeo quentes? Problema pode estar nas almofadas térmicas
Ausência de thermal pads ou má disposição dos dissipadores nas placas de vídeo podem aumentar a temperatura dos componentesBy - Igor Shimabukuro, 13 setembro 2021 às 11:56
Não são poucos os relatos em fóruns de PC que mencionam altas temperaturas das placas de vídeo. Os problemas podem envolver desde ventoinhas cheias de pó até incompatibilidade de sistema. Já em outros casos, o superaquecimento das GPUs podem ter “vilões” mais simples — porém, depende —: as almofadas térmicas (ou thermal pads).
As almofadas térmicas nada mais são do que variantes da famosa pasta térmica. Embora ambas tenham a mesma função de dissipação de calor, as thermal pads são vendidas em formato de fitas adesivas, que podem ser coladas diretamente nos processadores ou em componentes internos das placas de vídeo.
O problema é que, por questões de redução de custos de produção, algumas fabricantes costumam enviar GPUs com almofadas térmicas de baixa qualidade. Em alguns casos, os dissipadores nem mesmo estão presentes no produto. O resultado? Placas de vídeo extremamente quentes, o que pode comprometer a vida útil dos itens no longo prazo.
Vítimas desse impasse, os usuários do Reddit kamaloo92 e obamaprism3 resolveram abrir suas GPUs em busca de detectar o real problema. O primeiro observou que alguns componentes internos de sua Asus 3080 Ti TUF Gaming OC não contavam com almofadas térmicas, o que causava picos de temperatura de 110 °C do produto.
O indivíduo então resolveu adicionar difusores de calor em sua placa de vídeo para resolver o problema de superaquecimento. E deu certo: após o processo, o usuário relatou que sua GPU não ultrapassou os 80 °C de temperatura.
Já o usuário obamaprism3 verificou que as almofadas térmicas em sua Nvidia 3080 Founders Edition foram colocadas no lugar errado, cobrindo a VRAM da placa e a GPU. Após substituir as thermal pads, a temperatura do componente caiu de 76 °C para cerca de 61 °C.
Riscos ao abrir placas de vídeo
“Isso quer dizer que as altas temperaturas das placas de vídeo podem ser facilmente resolvidas com a substituição das almofadas térmicas?”, podem questionar alguns usuários. Na verdade, o problema pode não ser tão simples assim, e o barato pode sair (bem) caro.
De fato, os casos reportados por kamaloo92 e obamaprism3 — e por diversos outros usuários nos últimos meses — indicam problemas de fábrica, já que os dissipadores de calor deveriam ser incluídos (e de forma correta) nas placas de vídeo.
No entanto, o superaquecimento das GPUs pode envolver diversos problemas e qualquer dano durante o processo pode significar um “adeus” definitivo ao produto. Além disso, ao abrir uma placa de vídeo para tentar solucionar o impasse de forma autônoma, a maioria das fabricantes automaticamente anulam a garantia.
Caso algum usuário detectar um aquecimento anormal de sua GPU, a melhor recomendação é contatar diretamente a fabricante para uma substituição completa do item. Em alguns casos, a assistência técnica poderá consertar o que estiver de errado, já em outros, o envio de uma placa de vídeo “nova em folha” deverá resolver o problema.
Sim, o processo pode levar um certo tempo e usar um computador sem GPU pode não ser o melhor dos mundos. Ainda assim, a medida deve evitar que um impasse simples possa se transformar em um prejuízo de quatro casas no bolso do indivíduo, uma dor de cabeça a mais diante de um cenário de escassez de componentes.
Fonte: VideoCardz
Comentários