Placas de vídeo da Nvidia e AMD podem aumentar ainda mais no quarto trimestre
Levantamentos apontam que as placas de vídeo da Nvidia podem ser encontradas com até 70% de aumento e as da AMD estão acima de 74% do valor sugerido pelo fabricanteBy - Luiz Nogueira, 20 setembro 2021 às 10:16
O mercado de placas de vídeo tenta se recuperar dos efeitos da pandemia, que causou escassez de componentes para fabricação de equipamentos, e do surto da mineração de criptomoedas.
Apesar da questão ter sido amenizada no segundo trimestre deste ano, estima-se que, no quarto trimestre, placas da Nvidia e AMD ficarão ainda mais caras se compararmos com o valor sugerido de venda.
De acordo com o 3D Center, que fornece dados sobre a comercialização de placas de vídeo, os equipamentos da Nvidia são agora 70% mais caros, enquanto as GPUs da AMD são 74% mais caras. Esse é considerado o maior aumento desde maio de 2021.
Graphics Card Prices in ???? Sep 19, 2021
? Wrong direction on availability and prices.
? RDNA2 +74% over MSRP, Ampere +70% over MSRP (avg of best offers, w/o 6600XT, 3070Ti, 3080Ti).
? Availability trend is bad since July, something need to happen.https://t.co/NoG9nfWLRP pic.twitter.com/XXHruCvn3w
— 3DCenter.org (@3DCenter_org) September 20, 2021
A questão é que esse aumento está diretamente ligado à disponibilidade desses equipamentos. Por conta disso, e com base nessa tendência, pode ser que, no quarto trimestre, os preços cheguem até duas vezes mais do que os valores sugeridos por cada fabricante.
Até então, a única placa que tem menos de 30% de aumento sobre o valor sugerido é a Nvidia GeForce RTX 3080 Ti. Outras placas bastante populares da empresa, como a RTX 300, RTX 3070 e RTX 3060, ainda enfrentam aumentos significativos, que giram em torno dos 50%.
Além disso, o que pode impactar diretamente o preço das placas da AMD é o aumento de preços dos chips de 7 nm, que são usados nas placas de vídeo RDNA.
Caso aconteça um aumento de até 10%, o valor final do equipamento pode ser ainda mais alto, já que algumas GPUs da AMD dependem da TSMC, fabricante dos chips de 7 nm, para produção.
Agora, com alguns países aumentando as restrições contra a Covid-19, pode ser que uma produção limitada desses equipamentos tenha de ser adotada.
Via: WCCFTech
Comentários