PinePhone Pro Explorer Edition é um smartphone que roda Linux
A Explorer Edition do PinePhone chega com suporte a várias versões do Linux baseadas em ARMBy - Luiz Nogueira, 13 janeiro 2022 às 16:54
A Pine64, fabricante de computadores de placa única, anunciou o lançamento da Explorer Edition do PinePhone Pro. Trata-se de um smartphone com sistema operacional Linux.
Com preço sugerido de US$ 399 (R$ 2.199 em conversão direta), o aparelho é voltado para fãs do sistema operacional de código aberto. O smartphone pode rodar várias versões do Linux baseadas em ARM e é alimentado por dois núcleos A72 de 1,5 GHz e quatro núcleos A53 de 1,5 GHz de menor potência.
Na parte de memória RAM, o aparelho chega com 4 GB, além de 128 GB de armazenamento – expansível para até 2 TB via cartão microSD. A câmera traseira conta com 13 MP e a frontal com 8 MP.
A bateria presente é de 3.000 mAh. No entanto, o que é curioso é que ela deve ser comprada e enviada separadamente do aparelho devido a restrições no envio de dispositivos alimentados por íons de lítio. Outro detalhe é que o PinePhone Pro possui apenas 30 dias de garantia.
Atualmente, o aparelho encontra-se em pré-venda – que deve durar até 17 de janeiro. Depois disso, os pedidos serão enviados a partir de Hong Kong.
No entanto, vale citar que o smartphone não possui as mesmas características dos dispositivos com iOS ou Android. Isso porque ele não conta com a mesma variedade de aplicativos disponíveis para essas plataformas.
“Se você depende de aplicativos proprietários de mensagens móveis, aplicativos bancários, usa apps de viagens ou joga games, o PinePhone Pro provavelmente não é para você”, declara a Pine64.
De acordo com o site de pré-venda, o dispositivo é “destinado a desenvolvedores Linux com amplo conhecimento de sistemas embarcados e/ou experiência com Linux móvel”.
Via: ZDNet
Comentários