A Nintendo aproveitou a realização de seu mais recente Nintendo Direct hoje (21) para anunciar Pikmin 4, que promete diversas novidades aos fãs da franquia que teve seu início lá em 2001, para o GameCube. A saga criada por Shigeru Miyamoto (o “pai” do Mario e de muita coisa da Nintendo) teve sua quarta edição (canônica) anunciada pelo próprio diretor em 2015, mas apenas agora recebeu uma atualização robusta com novidades.

Pikmin 4 traz mecânicas bem similares às de seus antecessores, mas a inclusão de um novo ou nova protagonista e algumas mudanças de exploração prometem renovar a jogabilidade e, o melhor de tudo, fãs da marca não terão que esperar muito tempo para saber se isso valerá à pena, já que o jogo sai no mês que vem.

Em Pikmin 4, você assume o papel de um novo personagem, mas calma: o Capitão Olimar – que protagonizou os títulos anteriores da marca – não foi esquecido. Pela história do novo jogo, o intrépido explorador espacial caiu em um planeta distante e, basicamente, a função de seu novo personagem é a de resgatá-lo. Só que as coisas não saem como o planejado e você…acaba caindo no mesmo planeta.

No gameplay, o centro das atenções continua o mesmo: você “cultiva” os pikmin que dão nome ao jogo. Essencialmente, são criaturas plantáceas de pequeno porte, mas que se reproduzem aos montes. Elas lhe seguem continuamente pelo cenário e ajudam você a cruzarem pontos normalmente instransponíveis ao se juntarem para formar pontes, escadas e afins.

Os dois pontos mais interessantes aqui são, respectivamente, a presença do cão Oatchi – um canino bonachão que mais parece uma bexiga bege com um rosto. O formato, digamos, adiposo do animal não vem à toa, porém: Oatchi também pode interagir com os pikmin e ampliar a capacidade de exploração – em uma cena do trailer, o cachorro serviu como uma bóia para cruzar um riacho.

O outro ponto de interesse vem da possibilidade – pela primeira vez na franquia – de exploração noturna: a narrativa dos jogos anteriores da franquia estipulavam que você deveria encontrar a sua nave e escapar do planeta antes do pôr do Sol. Desta vez, no entanto, a Nintendo preferiu apostar em ampliar o tempo de progressão ao incluir um período noturno na partida. No entanto, sair por aí à noite implica em encontrar criaturas mais hostis e mais perigosas, o que deve equilibrar a sua capacidade de avançar na partida.

Imagem mostra captura de tela do trailer de Pikmin 4

Imagem: Nintendo/Divulgação

Pikmin 4 vem em julho, mas os dois primeiros jogos da marca chegam hoje à eShop

Uma outra novidade que a Nintendo compartilhou durante a transmissão foi a liberação – a partir de hoje (21) – de PikminPikmin 2 na eShop. Os jogos serão oferecidos em suas versões originais – ou seja, não são remasters – com algumas atualizações de compatibilidade visual e sonora para o Nintendo Switch (convenhamos, temos aí 22 anos entre hoje e o lançamento do primeiro jogo – a tecnologia meio que mudou nesse tempo).

Além disso, Pikmin 4, cujo lançamento está marcado para 21 de julho de 2023, terá uma demo liberada pouco antes da chegada do jogo completo.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários