A Adobe pode estar próxima de lançar uma versão gratuita (porém limitada) do Photoshop para navegadores. Atualmente, uma versão freemium da ferramenta está sendo testada com usuários no Canadá, mas a ideia da companhia é de expandir esse lançamento para um público mais amplo.

Como é de se esperar, a versão web gratuita não será tão robusta quanto à versão paga. Isso significa que a ferramenta — que necessitará de uma conta gratuita da Adobe — deve disponibilizar apenas recursos mais simples como corte de imagens, alternância entre camadas, criação de máscaras e pincel de recuperação.

A tendência é que recursos mais avançados para essa versão do Photoshop para navegadores sejam disponibilizados posteriormente aos usuários, mediante a uma assinatura na Creative Cloud ou por meio de outra forma de monetização (ainda) não anunciada.

Photoshop web gratuito vai vingar?

Adobe Photoshop

Foto: Adobe

A estratégia da Adobe parece clara. Por mais popular que seja um serviço, a necessidade de pagar logo de cara não parece ser a maneira mais atrativa de atrair novos usuários. Até porque apps gratuitos como Pixlr, Canva e Photopea estão ganhando espaço no mercado e conseguem dar conta do recado.

Logo, uma versão gratuita do Photoshop seria uma espécie de degustação, que deve funcionar bem para usuários com necessidades mais básicas. Uma vez acostumados com a aplicação, consumidores podem optar por pagar por recursos mais complexos, se necessário.

É incerto se a estratégia dará certo e, por ora, não há previsão de quando (nem como) esse lançamento mais amplo vai acontecer. De todo modo, isso mostra como até mesmo grandes companhias (ou serviços) estão se rendendo ao modelo de negócios freemium.

Via: PC Gamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários