Photoshop expande uso da IA generativa e pode ‘completar’ imagens via descrições de texto
Adobe atualizou o Photoshop com ampliação das capacidades inteligentes do editor de imagem, que agora funciona em mais de 100 idiomasBy - Rafael Arbulu, 27 julho 2023 às 16:46
Um dos apps mais populares do mundo para edição de imagem, o Photoshop já tinha recursos de inteligência artificial (IA) generativa há algum tempo, mas em formato mais módico. Em uma nova atualização, no entanto, a Adobe expandiu essas capacidades, permitindo ao software um poder maior de complementar imagens por meio de descrições textuais oferecidas pelos usuários.
Mais além, a mesma atualização também expande a capacidade de compreensão do recurso de IA, que agora atua em mais de 100 idiomas. Originalmente, as ferramentas de inteligência artificial do Photoshop começaram sua distribuição gradual no último dia 12.
O recurso é bem fácil de usar: basta selecionar a ferramenta de corte (“Crop”, para os designers de plantão) e arrastá-la para fora dos “limites” da imagem. A partir daí, um prompt será aberto onde você poderá inserir a descrição para que o próprio Photoshop crie complementos por meio da inteligência artificial.
A ferramenta é mais destinada ao melhoramento e ampliação de imagens pequenas demais, mas a Adobe também a vê sendo usada em outros parâmetros, como alteração de orientação (de “Retrato” para “Paisagem” por exemplo) ou afixar um detalhe da imagem enquanto se edita todo o resto.
É importante ressaltar, no entanto, que a novidade está disponível apenas na versão beta do aplicativo, ao menos por enquanto. A Adobe promete que o Photoshop terá mais recursos de IA ainda este ano, então um lançamento mais comercial com certeza está próximo.
E como sempre, vale a cautela: o uso da IA generativa, em qualquer capacidade, permite que a desinformação ganhe novos ares, então é importante usá-la de forma consciente. Neste caso, a expansão de imagens é mais voltada aos designers com perfis mais artísticos, embora ela também funcione com trabalhos realistas.
Comentários