Windows 10: Microsoft remove driver que causava tela azul da morte
By - Alvaro Scola, 11 maio 2021 às 9:34
Na última semana, a Microsoft liberou um update para o Windows 10, que atualizava alguns drivers do sistema operacional. Apesar de funcionar bem para muita gente, pessoas com placas mãe para componentes da AMD, principalmente dos modelos X570, passaram a enfrentar problemas graves.
O driver mais problemático em questão era o AMD SCSI Adapter 9.3.0.221, que atuava diretamente com dispositivos de armazenamento. De acordo com relatos de quem instalou o mesmo, os computadores passaram a apresentar a tela azul da morte em momentos diferentes, fosse ao iniciar o PC ou depois do Windows 10 já estar carregado.
A Microsoft, no Reddit, reconheceu o problema e admitiu que o driver foi liberado por engano, sendo que o mesmo só deveria estar disponível para o Windows 10 na versão 2004 ou 20H2. Assim, a empresa já fez a remoção do mesmo para evitar novas instalações.
Como solucionar o problema do Windows 10
Caso o seu computador não esteja apresentando problemas, não há motivos para se preocupar, uma vez que a Microsoft já removeu o driver problemático do seu catálogo de atualizações. Agora, se o seu PC está apresentando a tela azul da morte com a mensagem “INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE”, este é o passo a passo recomendado para solucionar o problema:
1. No menu iniciar, procure pelo “Gerenciador de dispositivos” e abra-o;
2. Expanda a parte de “Controladores de armazenamento”;
3. Localize o dispositivo referente ao driver “AMD SCSI Adapter”, clique com o botão direito no mesmo e vá em “Propriedades”;
4. Na janela que abre, entre em “Drivers” e use a opção “Reverter driver”.
Após ter reiniciado o computador, o driver problemático será removido de vez da máquina e a tela azul da morte deve parar de aparecer no Windows 10. Caso não consiga iniciar o computador, é recomendado usar uma imagem de instalação do Windows 10, que pode ser feita com o programa visto nesta página, para ter acesso a sua função de reparo de inicialização.
Comentários