Steam Deck poderá ser compatível com Windows 11, revela designer da Valve
By - Igor Shimabukuro, 6 agosto 2021 às 17:30
Atualmente em fase Beta, o Windows 11 poderá chegar para o Steam Deck. Segundo a Valve, nenhum impeditivo foi visto durante o desenvolvimento do PC portátil que sugira a não compatibilidade do dispositivo com a nova versão do sistema operacional da Microsoft.
Se isso for confirmado, o usuário poderá migrar do SteamOS 3.0 nativo do portátil para o Windows 11 sem maiores problemas. Isso significaria aumentar ainda mais a gama de jogos — além daqueles oferecidos pela Steam — e aplicativos do Steam Deck, já que ele também seria compatível com as aplicações Android.
Windows 11 portátil
Para isso, a Valve já está de olho no “Trusted Platform Module” (TPM), que tem causado “dores de cabeça” para quem está tentando fazer a atualização para o Windows 11. “Já existe um trabalho voltado para o TPM agora mesmo”, revelou o designer do Steam Deck, Greg Coomer.
Basicamente, o TPM é um chip de segurança nas placas-mãe que reforça a proteção do sistema operacional. Como alguns computadores costumam vir sem esse componente (ou com ele desativado), os usuários têm enfrentado dificuldades em realizar a migração para o SO Beta mais recente da Microsoft.
“Nós nos concentramos tanto no Windows 10 até agora, que não chegamos muito longe nisso [TPM]. Nossa expectativa é que possamos atender a isso”, completou Coomer.
Ajuda da AMD
Porém, além da atenção com a motherboard do dispositivo, a Valve vai precisar ficar de olho nos processadores e GPUs AMD Zen 2 / RDNA 2 do Steam Deck para assegurar que o PC portátil, de fato, seja compatível com o Windows 11.
A boa notícia é que a desenvolvedora admitiu conversas com a AMD para garantir que, a nível de BIOS, o dispositivo possa comportar a chegada do sistema operacional da Microsoft.
“É também uma conversa que está acontecendo com a AMD. Portanto, não há nada que nos indique que haverá algum problema com o Windows 11”, finalizou o designer.
Fonte: PCWorld
Comentários