Dicas de como otimizar o trabalho de desenvolvedor são valiosas, principalmente para quem entrou há pouco nesse setor tão promissor. Na internet, existem vários apps gratuitos para agilizar construção, finalização e distribuição de projetos; gostaria de conhecer alguns dos mais populares? Acompanhe esta lista!
Essenciais para Desenvolvedores
1. GitHub
Amplamente utilizado por programadores de todos os níveis de atuação, o GitHub é uma poderosa ferramenta para criação de projetos colaborativos, definição de etapas de restauração — os conhecidos commits —, gerenciamento de linhas de desenvolvimento, monitoramento de atividade e distribuição de projetos.
Grandes empresas, como IBM, Spotify, PayPal e Facebook usam os recursos do GitHub, reiterando sua relevância no mercado de trabalho. Vale mencionar que a utilização exige certo treino, considerando que a interface aproveita comandos do Prompt de Comandos do Windows ou via Terminal do Linux; sendo assim, considere-o um requisito básico para deslanchar no mercado e dedique tempo para destrinchá-lo.
IDEs de desenvolvimento
Fundamentais para um programador, IDEs de desenvolvimento (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) são indispensáveis. Simplificando, é a ferramenta principal de programação, normalmente unindo adições especiais para suportar códigos de várias linguagens.
A lista é extensa, mas alguns merecem destaque: Visual Studio Code, Atom (construído em código aberto e, coincidentemente, através do GitHub), IntelliJ IDEA, PyCharm, PhpStorm, NetBeans, Eclipse e Komodo IDE. Cada um desses exemplos tem adições interessantes e devem ser analisados individualmente, mas ressaltamos que não são os únicos e há muitos outros igualmente importantes pela internet.
2. Stack Overflow
Uma comunidade forte de programadores é uma comunidade unida. O Stack Overflow é um dos principais fóruns de todo o mundo sobre o assunto, no qual profissionais compartilham dúvidas, opiniões e novidades acerca de vários tópicos do setor. Não é necessário fazer download, e o acesso é gratuito; basta criar uma conta e conferir as principais informações discutidas por lá.
Apps opcionais
3. Notepad++
Entre as ferramentas opcionais, o Notepad++ se destaca pela versatilidade. Trata-se de um editor de texto compatível com várias linguagens de programação e capaz de agilizar a realização de pequenos ajustes de código do programa, até mesmo a partir de um arquivo executável que pode ser carregado em qualquer dispositivo de armazenamento.
Embora o programador back-end não consiga aproveitar essa ferramenta completamente, o desenvolvedor front-end pode fazer pequenos ajustes no arquivo de estilização CSS ou ajustar marcações acidentais no HTML de uma página web de forma quase instantânea. Contudo, o editor carece de ferramentas de compilação e debug, sendo limitado quando comparado a IDEs. Ainda assim, considere ter um desses na manga.
4. Slack
Para comunicação, o Slack é uma das ferramentas mais conhecidas no mercado de trabalho. A plataforma funciona como um meio de contato entre equipes, permitindo que grupos se reúnam de acordo com suas funções, objetivos e projetos.
A ferramenta é paga e tem uso destinado a companhias ou pequenas empresas, mas é possível fazer um teste gratuito. Os valores sobre os workspaces devem ser negociados diretamente com a equipe de vendas do Slack.
Desenvolvimento Mobile
5. QuickEdit
Um canivete suíço direto do bolso para programadores. O QuickEdit permite edições rápidas direto do celular, respeitando propriedades de sintaxes de mais de 40 linguagens de programação.
Sua interface é simples e não vai muito além da edição rápida de código. Ele tem suporte para edição em múltiplas janelas simultâneas, escolha de fontes e mais customizações. É Gratuito para Android, mas ainda não há versão compatível com iOS.
6. Android Studio
Por fim, o Android Studio não poderia faltar nesta lista. A ferramenta de desenvolvimento de apps para Android criada pelo Google é um indispensável IDE para desenvolvedores mobile.
A ferramenta proporciona um vasto leque de atalhos, interface de fácil compreensão e ainda acompanha vários estágios de um projeto, indo do back-end a uma interface prévia do app simulando a tela de um smartphone — que permite edições, ajustes e grandes modificações sem mexer no código.
O Android Studio é gratuito e toda a documentação, assim como um guia de usuário e download, está disponível na página oficial da Google.
Por: Igor Almenara
Comentários