Início Softwares 6 ferramentas que todo desenvolvedor precisa conhecer

6 ferramentas que todo desenvolvedor precisa conhecer

Como qualquer profissional, o programador conta com um vasto leque de ferramentas para otimizar suas tarefas.

Dicas de como otimizar o trabalho de desenvolvedor são valiosas, principalmente para quem entrou há pouco nesse setor tão promissor. Na internet, existem vários apps gratuitos para agilizar construção, finalização e distribuição de projetos; gostaria de conhecer alguns dos mais populares? Acompanhe esta lista!

Essenciais para Desenvolvedores

1. GitHub

Amplamente utilizado por programadores de todos os níveis de atuação, o GitHub é uma poderosa ferramenta para criação de projetos colaborativos, definição de etapas de restauração — os conhecidos commits —, gerenciamento de linhas de desenvolvimento, monitoramento de atividade e distribuição de projetos.

GitHub
(Fonte: GitHub/Reprodução)

Grandes empresas, como IBM, Spotify, PayPal e Facebook usam os recursos do GitHub, reiterando sua relevância no mercado de trabalho. Vale mencionar que a utilização exige certo treino, considerando que a interface aproveita comandos do Prompt de Comandos do Windows ou via Terminal do Linux; sendo assim, considere-o um requisito básico para deslanchar no mercado e dedique tempo para destrinchá-lo.

IDEs de desenvolvimento

Fundamentais para um programador, IDEs de desenvolvimento (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) são indispensáveis. Simplificando, é a ferramenta principal de programação, normalmente unindo adições especiais para suportar códigos de várias linguagens.

Visual Studio
(Fonte: Visual Studio Code/Reprodução)

A lista é extensa, mas alguns merecem destaque: Visual Studio Code, Atom (construído em código aberto e, coincidentemente, através do GitHub), IntelliJ IDEA, PyCharm, PhpStorm, NetBeans, Eclipse e Komodo IDE. Cada um desses exemplos tem adições interessantes e devem ser analisados individualmente, mas ressaltamos que não são os únicos e há muitos outros igualmente importantes pela internet.

2. Stack Overflow

Uma comunidade forte de programadores é uma comunidade unida. O Stack Overflow é um dos principais fóruns de todo o mundo sobre o assunto, no qual profissionais compartilham dúvidas, opiniões e novidades acerca de vários tópicos do setor. Não é necessário fazer download, e o acesso é gratuito; basta criar uma conta e conferir as principais informações discutidas por lá.

Stack Overflow
(Fonte: Stack Overflow/Reprodução)

Apps opcionais

3. Notepad++

Entre as ferramentas opcionais, o Notepad++ se destaca pela versatilidade. Trata-se de um editor de texto compatível com várias linguagens de programação e capaz de agilizar a realização de pequenos ajustes de código do programa, até mesmo a partir de um arquivo executável que pode ser carregado em qualquer dispositivo de armazenamento.

Delta Solutions
(Fonte: Delta Solutions/Reprodução)

Embora o programador back-end não consiga aproveitar essa ferramenta completamente, o desenvolvedor front-end pode fazer pequenos ajustes no arquivo de estilização CSS ou ajustar marcações acidentais no HTML de uma página web de forma quase instantânea. Contudo, o editor carece de ferramentas de compilação e debug, sendo limitado quando comparado a IDEs. Ainda assim, considere ter um desses na manga.

4. Slack

Para comunicação, o Slack é uma das ferramentas mais conhecidas no mercado de trabalho. A plataforma funciona como um meio de contato entre equipes, permitindo que grupos se reúnam de acordo com suas funções, objetivos e projetos.

Slack
(Fonte: Slack/Reprodução)

A ferramenta é paga e tem uso destinado a companhias ou pequenas empresas, mas é possível fazer um teste gratuito. Os valores sobre os workspaces devem ser negociados diretamente com a equipe de vendas do Slack.

Desenvolvimento Mobile

5. QuickEdit

Um canivete suíço direto do bolso para programadores. O QuickEdit permite edições rápidas direto do celular, respeitando propriedades de sintaxes de mais de 40 linguagens de programação.

Sua interface é simples e não vai muito além da edição rápida de código. Ele tem suporte para edição em múltiplas janelas simultâneas, escolha de fontes e mais customizações. É Gratuito para Android, mas ainda não há versão compatível com iOS.

6. Android Studio

Por fim, o Android Studio não poderia faltar nesta lista. A ferramenta de desenvolvimento de apps para Android criada pelo Google é um indispensável IDE para desenvolvedores mobile.

A ferramenta proporciona um vasto leque de atalhos, interface de fácil compreensão e ainda acompanha vários estágios de um projeto, indo do back-end a uma interface prévia do app simulando a tela de um smartphone — que permite edições, ajustes e grandes modificações sem mexer no código.

Android Studio
(Fonte: Android Studio/Reprodução)

O Android Studio é gratuito e toda a documentação, assim como um guia de usuário e download, está disponível na página oficial da Google.

Por: Igor Almenara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

Monitores de 360Hz para as novas gerações de GPUs

360Hz é a promessa das placas de vídeo da nova geração. Mas, qual o impacto disso na hora de jogar?