Novos rumores sugerem RTX 3090 Ti mais fria e com novo conector de energia
Informações de insiders indicam que Nvidia pode deixar de lado o nome Super em sua GPU flagship e adotar alcunha RTX 3090 TiBy - Marcelo Rodrigues, 7 outubro 2021 às 13:18
A nova onda de rumores a respeito das próximas placas top de linha da Nvidia pode mudar um bocado o que sabíamos sobre esses hardwares. De acordo com um novo vazamento, a aguardada RTX 3090 Super pode se chamar, na verdade, RTX 3090 Ti e trazer um novo design.
Pois é, ao que parece a fabricante resolveu que, para mostrar o poder de fogo da GPU, o nome Super não era o bastante. A ideia aqui é a de colocar a placa na categoria Titan, reservada apenas aos integrantes mais poderosos do catálogo da marca.
O novo rumor, no entanto, confirma algumas especificações já esperadas para a RTX 3090 Ti, como o núcleo baseado no chip GA102, a presença de 10.752 cores e nada menos que 24 GB de memória do tipo GDDR6X – com frequências ainda maiores que as do modelo atual.
Detalhes da RTX 3090 Ti
No geral, a melhoria de performance do novo hardware deve ficar na casa dos 5% quando comparado à geração atual das 3090. O upgrade mínimo, pelo menos, não vai exigir uma cobrança extra. É provável que o preço do item se mantenha o mesmo: cerca de US$ 1,5 mil (R$ 8,2 mil).
O que mais chama atenção nessa possível RTX 3090 Ti é a presença de um novo conector de energia no formato MicroFit – bem diferente do encontrado nas GPUs hoje. A ideia é que esse modelo atualizado, com plug de 16 pinos, prepare o hardware para o PCIE Gen 5.0 e traga mais compatibilidade com tecnologias futuras.
Outra mudança positiva é que a adoção de modelos mais densos de memória, com 2 GB cada, podem melhorar a distribuição dos componentes na placa e levar a temperaturas menores do conjunto.
Por enquanto, a expectativa é que esse novo produto da Nvidia seja lançado junto de outras placas de vídeo da série RTX 30 em janeiro de 2022.
Fonte: Wccftech
Comentários