Início For Gamers PlayStation 5 continua rápido mesmo com SSD externo 'baratinho'

PlayStation 5 continua rápido mesmo com SSD externo ‘baratinho’

Modelo de entrada compatível com PCI-E Gen4 mostra que PlayStation 5 pode ter armazenamento expandido sem dores de cabeça

Uma atualização recente no firmware Beta do PlayStation 5 permite que os donos do console expandam o armazenamento interno do aparelho com um SSD do tipo M.2. A dúvida de muita gente, no entanto, é sobre qual modelo escolher para garantir uma boa performance durante a jogatina. A resposta, ao que parece, é: tanto faz.

Testes feitos pelo pessoal do The Verge com o SSD mais lento que eles conseguiram encontrar – dentro das especificações mínimas apontadas pela Sony – mostram que seu desempenho é virtualmente idêntico ao do componente interno do PS5.

Acelerando o PlayStation 5

O equipamento escolhido para, supostamente, passar vergonha no teste foi o Adata XPG Gammix S50 Lite. Ele é um dos modelos mais humildes compatíveis com a tecnologia PCIe Gen4 e traz velocidades de 3.900 MB/s para leitura e 3.200 MB/s para escrita.

Sua performance dentro do PlayStation 5 foi comparada com outro SSD mais poderoso – o Sabrent Rocket 500GB, com velocidades de até 5.000 MB/s –, com o armazenamento padrão do console e com um HDD externo convencional.

Embora claramente fosse esperado que o S50 Lite deixasse o hd de disco comendo poeira, foi uma surpresa ver seu nível de desempenho no carregamento de jogos do PlayStation 5 como Ratchet & Clank: Rift Apart, Final Fantasy VII Remake e Spider-Man: Miles Morales, entre outros.

Reprodução: The Verge

Como é possível conferir na tabela acima, o tempo de loading do SSD da Adata ficou praticamente no mesmo nível de seus competidores com especificações mais refinadas, ficando na margem de erro de 1s ou 2s mais lento – e, às vezes, mais rápido – que eles.

Espere antes de comprar o seu

Nos testes de transferências de game entre os dispositivos internos e externos, também não houve uma grande discrepância. O único porém é que, ao que parece, um bug tem deixado a velocidade de escrita do SSD interno do PlayStation 5 mais lenta do que o normal.

Por falar nisso, vale lembrar que estamos falando de um firmware Beta. Ou seja, embora pareça legal saber que drives mais baratos têm uma boa performance no console no momento, a diferença para modelos mais parrudos pode se acentuar conforme o software for refinado e receber otimizações.

Outro ponto interessante levantado pelo The Verge é que a velocidade máxima desse tipo de hardware pode só ser mesmo alcançada em títulos exclusivos da Sony, uma vez que jogos multiplataforma precisam levar em consideração o SSD um pouco mais lento do Xbox Series X/S.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES