A NVIDIA pode estar próxima de descontinuar a placa de vídeo (GPU) RTX 3060 Ti. A possibilidade foi aventada pelo Benchlife, que relatou que a fabricante norte-americana parou as encomendas dos chips GA104, usados na confecção do modelo. Com isso, fica presumido que a empresa tenha intenção de limpar os estoques de lojistas e parceiros para a provável chegada da RTX 4060 Ti, sobre a qual já falamos aqui no site.

A RTX 3060 Ti é uma GPU bastante admirada pelos fãs dos jogos no PC, justamente por aliar preços mais acomodáveis (ou tão “acomodáveis” quanto pode ter uma placa de vídeo) e um desempenho de alta capacidade. Evidentemente, a possibilidade de sua aposentadoria – se confirmada – não implica no fim imediato da sua disponibilidade, e os estoques nas lojas ainda deve durar mais um tempinho.

Zotac NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti Twin Edge LHR - Lista de placas de vídeo 3

Imagem: Zotac/Divulgação

Vale lembrar que a RTX 3060 Ti foi uma das placas de vídeo mais afetadas pelo auge da pandemia da COVID-19: durante o seu momento mais problemático, a proliferação da doença causou a falta de disponibilidade do modelo, já que os componentes necessários para a sua fabricação se tornaram cada vez mais escassos.

Pelo mesmo motivo, artigos de informática e eletrônicos de entretenimento – como PCs gamer e consoles de mesa – também ficaram consideravelmente mais caros.

No que tange à RTX 4060 Ti, ela deve chegar em duas versões e datas distintas: ainda para este mês de maio, as prateleiras e e-commerces devem receber a versão de 8 GB de memória. Em meados de julho, no entanto, o modelo de 16 GB também ficará disponível no mercado.

Com o novo modelo, a NVIDIA pode acabar repetindo a popularidade da versão a ser descontinuada. Isto é, se ela estabelecer uma prática de preços mais amistosa aos consumidores – ao menos agora, a pandemia não é mais desculpa para encarecer alguns produtos.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários