RTX 2060 12 GB pirata é testada em jogos e “vence” hardware original
Projeto feito por modder russo foi colocado à prova em diversos games, mas RTX 2060 turbinada só se destacou em casos específicosBy - Marcelo Rodrigues, 1 dezembro 2021 às 11:26
Lembra da história que um russo maluco resolveu modificar uma RTX 2060 por conta própria e instalar os tais 12 GB de memória que a Nvidia está enrolando tanto para liberar? Então, a placa saiu do mundo do “projeto concluído” e foi finalmente testada em jogos.
Embora seja algo não oficial, a bateria de testes com o hardware modificado pode ser uma prévia interessante do que nos espera logo mais com a GPU turbinada de verdade.
RTX 2060 12 GB no páreo
O responsável por colocar a placa de vídeo do modder “VIK-on” à prova foi o canal de YouTube “PRO Hi-Tech”, também da Rússia. Como você pode conferir no vídeo mais abaixo – em russo – a competição entre o hardware original e o modificado foi bem parelha.
Em testes feitos em jogos que não exigem muito da memória gráfica, os resultados são virtualmente idênticos. A única grande vitória da RTX 2060 com 12 GB de memória nesse cenário é o consumo de energia: a placa gasta mais para alimentar a RAM adicional.
Quando pulamos para um game com especificações mais exigentes, o quadro se altera um pouco e dá vantagem à placa “caseira”. Rodando Watch Dogs Legion em 1080p, com tudo no Ultra e contando com recursos de ray tracing e DLSS ativados, a versão 12 GB da GPU não só anotou taxa de fps média maior como também se saiu melhor nos gargalos.
Enquanto a taxa de quadros média se manteve na casa dos 45 fps na RTX 2060 original e 49 fps na modificada, os trechos de queda de frames atingiram até 15 fps no primeiro modelo enquanto se mantiveram no patamar de 36 fps no hardware turbinado.
Não impressionou?
Isso significa que a revitalização da placa de vídeo planejada pela Nvidia fica aquém do esperado? Não exatamente, uma vez que o projeto do modder apenas adiciona memória física ao componente, enquanto a fabricante vai não só dobrar a memória do produto, como também adicionar mais núcleos CUDA ao pacote.
Fonte: VideoCardz
Comentários