Processador Intel Alder Lake é visto novamente em testes de desempenho
By - Otavio Otto Giantin, 24 maio 2021 às 14:44
Um processador da próxima geração da Intel, a Alder Lake, apareceu em novos testes de desempenho realizado com o GeekBench 5, uma plataforma de benchmark para testar a performance do computador e seus componentes.
Os dados do teste, que podem ser conferidos neste link, mostram que o processador deve ter um clock padrão de 1,40 GHz para seus núcleos, enquanto o “boost clock” poderia aumentar este valor das frequências para até 27,1 GHz. Esta última informação, entretanto, provavelmente está errada por conta de algum bug do programa ou teste realizado, uma vez que este número foge bastante dos padrões atuais.
O processador em questão que apareceu no Geekbench possui 14 núcleos e 20 threads. Não somente isso, o site Tom’s Hardware também aponta que o processador deve ser híbrido e conta com a solução gráfica da Intel Xe, PCIe 5.0 e suporte ao s tipos de memória DDR4, DDR5, LPDDR4 e LPDDR5.
O teste realizado no Geekbench foi feito com um notebook utilizando o plano de energia balanceado. No mesmo, o processador obteve uma pontuação de 1.287 para atividades single-core e de 8.950 para atividades multi-core. Em outro teste desempenho realizado no mesmo dia, o processador atingiu uma pontuação ligeiramente maior, sendo esta de 1.298 para atividades single-core e 9.040 para atividades multi-core.
Nova linha da Intel
Em fevereiro, outro modelo de processador da geração Alder Lake já havia sido flagrado em testes do Geekbench. Entretanto, o modelo em questão contava com 16 núcleos e 24 threads.
Os testes vistos deste processador ainda não conseguem mostrar como seria o real desempenho deste processador para o uso no dia a dia, mas a julgar pelos números, os resultados são promissores. As mudanças realizadas na linha Alder Lake por parte da Intel mostram que o novo processador pode oferecer um desempenho interessante ao mesmo tempo que não consome tanta energia.
A Intel deve revelar mais novidades referentes a sua próxima geração de processadores até o fim deste ano.
Fonte: Tom’s Hardware
Comentários