Depois de 30 anos, a Microsoft anunciou nesta quinta-feira (4) a inclusão de uma nova tecla nos teclados dos PCs rodando Windows 11. Em breve, a tecla dedicada para acessar o Copilot – o assistente pessoal baseado em inteligência artificial – estará disponível no que a empresa chama de “a primeira mudança significativa no teclado do PC com Windows em quase três décadas”.

Microsoft anuncia tecla Copilot para PCs com Windows 11

Imagem: divulgação / Microsoft

Claro, a poucos dias do maior evento de tecnologia do ano, a Microsoft irá apresentar algumas máquinas já com a nova tecla de atalho na CES 2024, em Las Vegas.

Assim como a tradicional tecla “Windows”, no canto inferior esquerdo dos teclados, oferece uma forma rápida de abrir o menu Iniciar, a nova tecla “Copilot” irá abrir o assistente pessoal com IA da Microsoft.

Segundo a empresa, o novo atalho nos teclados é “outro momento transformador em nossa jornada com o Windows, onde o Copilot será o ponto de entrada no mundo da IA no PC”.

“Neste novo ano, daremos início a uma mudança significativa em direção a um futuro de computação mais pessoal e inteligente, onde a IA será perfeitamente integrada no Windows, desde o sistema, ao silício e ao hardware. Isto não só simplificará a experiência computacional das pessoas, mas também a ampliará, tornando 2024 o ano da inteligência artificial no PC”.

A expectativa é que os primeiros PCs com teclados já com a nova tecla comecem a aparecer no mercado a partir do meio do ano. Por mais “simples” que possa parecer a novidade, incluir uma tecla física de acesso ao Copilot, mostra como o momento “IA” é relevante para o futuro do Windows.

Windows Copilot

A nova ferramenta de IA Windows Copilot fica na barra lateral do sistema operacional e, assim como a busca inteligente do Bing, pode ser usado como uma mecanismo para perguntas gerais. Além disso, o Copilot também pode funcionar como uma espécie de “assistente pessoal” para o Windows 11.

Assim, será possível solicitar que o Copilot realize tarefas e até modifique as configurações do sistema operacional como, por exemplo, ativar o modo de luz noturna ou até trocar o papel de parede da área de trabalho.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários