Início Softwares Opera GX: um navegador de celular para gamers

Opera GX: um navegador de celular para gamers

Browser focado em jogos Opera GX permite que usuário defina limites de uso de CPU, RAM e largura de banda

Enquanto o Chrome, do Google, e o Edge, da Microsoft, seguem na liderança como os navegadores mais populares do mundo, outros browsers apostam em alguns diferenciais para conquistar públicos específicos. É o caso da Opera, que nesta nesta quinta-feira (20) anunciou o lançamento de um navegador focado em jogos para dispositivos móveis: o Opera GX.

A versão do navegador para gamers para desktop foi lançada em 2019. E a partir de hoje, o Opera GX já está disponível também em versão beta para Android e iOS. O lançamento público deve ser realizado em algumas semanas.

Qual é a diferença do Opera GX?

Sim, o Opera GX é mais um navegador – aplicativo para acessar a internet; mas diferente dos seus concorrentes, ele traz alguns diferenciais que prometem favorecer quem joga no tablet ou celular.

Um painel de controle no Opera GX permite que o usuário defina limites de uso de CPU, RAM e largura de banda da rede. Assim como na versão desktop, já também um botão de ação rápida que permite acessar funções como pesquisa ou abrir e fechar guias.

Opera GX: um navegador de celular para gamers
Opera GX foi lançado para desktops em 2019 – Imagem: Opera

Interessante é que o botão também usa vibrações e feedback tátil, mais um elemento do mundo dos jogos para os dispositivos móveis – e não através de hardware, mas de software.

Por meio de um QR code, o usuário pode ainda sincronizar o navegador móvel com a versão desktop – o que permite a transferência instantânea de arquivos de até 10 MB, links, vídeos do YouTube, fotos, etc.

Aposta nos gamers

Se vai continuar difícil chegar aos números de Chrome e Edge? Provavelmente. Mas com essa aposta em um nicho, a empresa pode ganhar maior relevância nessa corrida.

Em janeiro, a desenvolvedora do navegador comprou a YoYo Games, uma empresa britânica por trás da plataforma de desenvolvimento de jogos GameMaker Studio 2.

Em março, o Opera GX ultrapassou 9 milhões de jogadores ativos por mês em Windows e Mac; um crescimento de 190% em relação ao ano anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES