Depois de mexer com o mundo da tecnologia com a chegada do ChatGPT, a inteligência artificial generativa que responde à interação humana, a OpenAI tem um novo projeto: substituir as atuais senhas de serviços online pela leitura da íris do usuário.

A proposta é simples e ao mesmo tempo promissora. Segundo Sam Altman, CEO da OpenAI, sua tecnologia irá estrear uma nova era de verificação e autenticação de segurança usando a leitura da íris para fazer referência cruzada da identidade do usuário com suas contas online.

tecnologia de leitura da íris, biometria de autenticação

Imagem: Shutterstock

De acordo com uma publicação da Axios, o serviço recentemente lançado é conhecido como World ID, que está inserido na startup de criptomoedas de Altman, a Worldcoin. Agora, o executivo está convidando o público para se inscrever e usar o novo serviço World ID e, assim, experimentar o que a empresa tem a oferecer.

Além da solução final, a companhia também oferece o World ID SDK, para que empresas terceiras possam usar a solução para login em aplicativos e diversos outros serviços online.

Como funciona a autenticação por leitura da íris

The Orb, leitor de íris

The Orb, dispositivo portátil para leitura da íris – Imagem: Worldcoin

A verificação do World ID funciona por meio de um dispositivo chamado The Orb, que captura a imagem da íris do usuário e a utiliza para verificar sua identidade. Pequeno e portátil, o aparelho de leitura pode ser usado em qualquer lugar. De acordo com Altman, o reconhecimento da íris é uma das formas mais seguras e confiáveis de identificação biométrica.

Por enquanto, a tecnologia está disponível apenas na Argentina, Chile, Índia, Quênia, Portugal e Espanha.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários