Patente da OnePlus mostra celular com câmera que gira 180 graus
A ideia é permitir que o usuário tire fotos de diferentes ângulos, sem necessariamente ter de movimentar o smartphone por inteiroBy - Tissiane Vicentin, 18 janeiro 2022 às 13:59
A OnePlus pode estar trabalhando em uma maneira de inserir uma câmera rotativa diferenciada nos próximos aparelhos da marca. De acordo com uma patente registrada pela chinesa em 2020, a câmera magnética pode girar tanto no eixo vertical quanto no horizontal, em 180 graus.
Assim, o usuário pode tirar fotos de diferentes ângulos sem necessariamente ter de movimentar o smartphone por inteiro — o que pode ser bastante conveniente —, além de utilizar a câmera como frontal e traseira.
Fora isso, a rotatividade permite em tese novas formas de fotografar quando se pensa, por exemplo, em fazer uma panorâmica.
Outras empresas já tentaram algumas peripécias similares com diferentes smartphones. A Samsung, por exemplo, lançou um conceito de câmera com módulo giratório para o Galaxy A80 em 2019 e, pouco tempo depois, a Asus também veio com a câmera Flip para o Zenfone 6, trazendo um módulo que girava com o apertar de um botão.
Em ambos os exemplos, a câmera giratória ora atua como frontal, ora como traseira. Mas a ideia de girar em eixos diferentes é o que deixa a criação da OnePlus um nível acima desses lançamentos anteriores.
Como funciona o módulo da câmera rotativa
Segundo informações obtidas pela LetsGoDigital, a OnePlus Technology solicitou a patente para o ‘Módulo de câmera e equipamentos eletrônicos’ no final de 2020, com documentação aprovada em junho de 2021.
Posteriormente, foi feito um envio da autorização também ao Escritório Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) para proteção da tecnologia globalmente.
De acordo com o projeto, ímãs são usados no mecanismo, tanto para permitir que a câmera se movimente em 180 graus quanto para poder estabilizar a imagem.
A base de funcionamento, nesse sentido, é similar à tecnologia Sensor-Shift do iPhone, que permite a estabilização de imagem com compensação no sensor de movimento.
Como você pode ver no vídeo abaixo, a câmera é maior do que as convencionais para smartphones e está localizada na parte de trás do aparelho.
O vídeo demonstrativo foi desenvolvido pelo designer Parvez Khan, especializado em 3D e conhecido como Technizo Concept.
O concept, vale ressaltar, não é divulgação da própria marca e sim foi criado exclusivamente para a publicação LetsGoDigital para que o projeto pudesse ser melhor visualizado.
Mas as características do funcionamento do 3D foram desenvolvidas com base nas descrições feitas na documentação original das patentes da OnePlus.
Ainda não está claro quando ou mesmo se a chinesa irá implementar a ideia, ou se não passa de mais um daqueles projetos que fabricantes costumam delinear, mas que acabam não se transformando em realidade.
OnePlus e conceitos para evoluir aparelhos
Essa não é a primeira vez que a OnePlus cria conceitos diferenciados para os aparelhos da empresa. Quem não se lembra do Concept One, apresentado durante a CES de 2020?
O smartphone trazia o conceito de “câmera invisível” — uma câmera que ficava atrás de um vidro e desaparecia quando não estava em uso.
A empresa também têm investido bastante na qualidade da imagens de suas câmeras ao trabalhar com a empresa sueca Hasselblad.
Foi por conta dessa parceria, inclusive, que a OnePlus trouxe o recurso Tilt-shift para as câmeras do OnePlus 9, o que permite captar imagens com uma profundidade diferenciada e criar um “efeito miniatura”, bastante conhecido em câmeras tradicionais.
Vale dizer também que é possível que os aparelhos da OnePlus sofram mudanças em termos de qualidade nos próximos anos após a fusão da marca com a Oppo. Mas isso não é algo ruim, pelo contrário.
Apesar de as companhias terem comunicado que a OnePlus continuará a operar de maneira independente após o processo de fusão, que teve início no ano passado, a chinesa terá acesso aos recursos da Oppo — seja em termos humanos ou de mercado —, o que pode beneficiá-la.
Comentários