Se engana quem pensa que óculos de realidade virtual são meros acessórios para entretenimento, vídeos imersivos e, claro, games incríveis. Na Northwestern University, em Illinois, nos Estados Unidos, pesquisadores já usam a realidade virtual para estudar a atividade cerebral em ratos há anos.

E se no passado isso era feito cercando os camundongos com telas planas – o que causa limitações óbvias para simular um ambiente realista – agora a equipe de estudiosos desenvolveu uma solução realmente imersiva: óculos de VR em miniatura que se encaixam na cabeça dos pequenos animais.

óculos de realidade virtual em miniatura para ratos

Imagem: divulgação / Northwestern University

Realidade virtual para ratos

A criação permitiu simular ameaças aéreas e, pela primeira, mapear a atividade cerebral dos ratos ao mesmo tempo. Diferente dos óculos VR que nós usamos, a versão miniaturizada não é presa à cabeça do camundongo, mas posicionada à frente de uma esteira, cercando todo campo de visão do animal enquanto ele corre no lugar.

Os pesquisadores dizem que a primeira impressão é de que os ratos se adaptam à experiência mais rapidamente do que nas configurações anteriores.

óculos de realidade virtual em miniatura para ratos

Imagem: Dom Pinke/ Northwestern University

Usando o óculos de realidade virtual, foi possível registrar tanto as respostas físicas externas dos ratos, como congelamento no lugar ou aceleração, quanto sua atividade neural.

A próxima etapa do experimento é deixar os ratos agirem como predadores e ver o que acontece em seus cérebros, por exemplo, quando caçam insetos.

Fonte: Northwestern Now

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários