A tecnologia RTX da NVIDIA é amplamente elogiada pela comunidade de desenvolvedores de jogos, e prova disso é o relançamento de alguns jogos antigos agora portando recursos como ray tracing e DLSS – como é o caso de Portal (no trailer abaixo), Quake e Minecraft. O problema é que esses projetos dependem exclusivamente das empresas que os detém para nascer.

Pensando no cenário independente, a empresa que produz placas de vídeo (GPU) lançou uma versão da sua tecnologia – apelidada “RTX Remix” – exclusivamente para os modders, os desenvolvedores independentes que criam alterações sistêmicas ou, neste caso, jogos inteiros, com novos e aprimorados recursos.

E esses especialistas sem amarras com grandes empresas já botaram as mãos no “brinquedo” e começaram a aprontar algumas gracinhas. E em alguns casos, os trabalhos estão saindo até melhores do que aqueles recriados pelas empresas – resguardadas as devidas proporções de equipe, orçamento e recursos.

Um exemplo bem evidente disso é o clássico Max Payne, da Rockstar, que pode ser visto nas imagens abaixo, já em sua versão mais evoluída:

Imagem de Max Payne com visuais refeitos pela tecnologia RTX Remix da NVIDIA

Imagem: Max Coulter/Captura

Imagem de Max Payne com visuais refeitos pela tecnologia RTX Remix da NVIDIA

Imagem: Max Coulter/Captura

Ou então este trailer de SWAT 4:

Segundo o que vem sendo divulgado, o uso da RTX Remix é ainda mais simplificado do que a RTX normal – em alguns casos, é literalmente o caso de agarrar um arquivo com o mouse e largá-lo em uma determinada pasta, sem grandes linhas de código a serem digitadas do zero ou projetos que, fossem outras tecnologias, levariam semanas ao invés de segundos.

A própria NVIDIA explica bem do que se trata:

“Com a RTX Remix, o jogo roda em plano de fundo, e nós substituímos as velhas renderizações, APIs e sistemas com o nosso renderizador Vulkan de 64 bits. Isso permite a incorporação de elementos como ray tracing a jogos clássicos, além de taxas de atualização em tempo real à medida em que a luz e os objetos do cenário se movem. A luz pode ser projetada por trás do jogador, ou de outra sala, e em jogos como Portal With RTX, a luz até mesmo atravessa portais. O vidro refrata a luz, superfícies refletem detalhes com base em seus brilhos, objetos podem ser auto refletidos, e a luz indireta de fora do quadro de visualização ilumina e afeta o que você enxerga.

Comparado a Quake II RTX e Minecraft with RTX, o trajeto traçado pelo ray tracing introduzido pela RTX Remix é ainda mais avançado, rebatendo a luz quatro vezes ao invés de uma, aprimorando a qualidade, imersão e estímulo de luz de efeito real. Mais além, nós também introduzir várias novas técnicas de ray tracing que ampliam ainda mais a qualidade ao mesmo tempo em que mantém o desempenho.”

Vale lembrar que, por enquanto, a RTX Remix ainda é um protótipo disponibilizado a uma parte da comunidade de modders, mas a NVIDIA pretende disponibilizá-la publicamente em algum momento de 2023.

via Kotaku

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