Nvidia e Valve anunciam a chegada do DLSS ao Linux via Proton
By - Luiz Nogueira, 2 junho 2021 às 10:27

O Deep Learning Super Sampling (DLSS), da Nvidia, é uma tecnologia que renderiza jogos que usam resolução mais baixa e, com melhorias feitas por inteligência artificial, consegue aumentar a taxa de quadros sem perda perceptível de qualidade.
Agora, a Nvidia e a Valve anunciaram que o DLSS chegará também para os usuários do Linux por meio do Proton, ferramenta da Valve que é integrada ao Steam para permitir que jogadores do sistema operacional possam jogar os games mais populares do Windows.
De acordo com a Nvidia, “os jogadores Linux poderão usar os núcleos AI dedicados em GPUs GeForce RTX para aumentar as taxas de quadros de seus jogos favoritos do Windows rodando no sistema operacional Linux”.
Foto: Steam
Apesar do anúncio, ainda não há informações mais técnicas sobre como deve funcionar a implementação do DLSS no Proton. No entanto, é possível esperar que uma versão de teste apareça no programa beta do Steam para Linux antes do lançamento oficial.
Com a AMD adotando um sistema próprio que promete os mesmos resultados, denominado FidelityFX Super Resolution (FSR), é preciso que a Nvidia adote abordagens para levar sua tecnologia para outras plataformas.
Para isso, a empresa revelou que vai facilitar a implementação do DLSS no Unreal Engine 4 por meio de um plug-in. Além disso, há rumores de que o possível novo Nintendo Switch também terá o DLSS.
Via: Notebook Check
Comentários