Nvidia paga US$ 5,5 milhões por esconder GPUs vendidas para mineradores de criptomedas
A empresa é acusada de maquiar o impacto das placas de vídeo que passaram a ser adquiridas para mineração de criptomoedasBy - Cesar Schaeffer, 6 maio 2022 às 17:29
Acusada de maquiar os números de placas de vídeo vendidas para mineradores de criptomoedas, a Nvidia vai pagar US$ 5,5 milhões para abafar resolver o caso. A atitude de não divulgar corretamente o impacto da mineração em seus negócios de jogos é ilegal. O acordo foi anunciado nesta sexta-feira (6) pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
A Comissão diz que a Nvidia enganou os investidores ao reportar um grande aumento na receita relacionada a “games”, escondendo quanto esses resultados dependiam do mercado de criptomoedas. Isso teria acontecido por vários trimestres consecutivos no ano fiscal de 2018.
A empresa não confirmou, mas também não rebateu as acusações; simplesmente preferiu pagar a multa de cinco milhões e meio de dólares.
Nvidia e mineradores
Já em 2018, as placas de vídeo da Nvidia se tornaram bastante populares para o uso na mineração de criptomoedas. O regulador norte-americano alega que a empresa já sabia disso, mas não dividiu a informação com seus investidores.
“As falhas de divulgação privaram os investidores de informações críticas para avaliar os negócios da empresa em um mercado importante”, diz a chefe da Comissão, Kristina Littman.
Comentários