Apesar de ser a placa mais poderosa da NVIDIA atualmente, a RTX 4090 ainda tem crises para lidar – desta vez, ainda por cima, é um “repeteco”, já que novos relatos de derretimento dos conectores de 16 pinos apareceram nos fóruns online.

Segundo este usuário no Reddit, a sua GPU TUF Gaming GeForce RTX 4090 (Asus) ficou completamente deformada após seis ou sete meses de uso. Segundo o post, os cabos e conectores estavam bem colocados, com o autor até balançando-os e puxando-os para garantir que não havia nenhuma passagem indevida.

Imagem mostra derretimento em um dos conectores da RTX 4090, da NVIDIA

Imagem: panchovix, via Reddit

A situação nos leva de volta aos meses de outubro e novembro de 2022, quando exatamente a mesma coisa estava acontecendo com a placa, até então recém-lançada pela NVIDIA. Na ocasião, houve até boatos de que a RTX 4090 Ti, uma versão mais “parruda”, havia sido cancelada pela fabricante por temores de que ela também causaria o mesmo problema.

No caso da postagem mais recente, no entanto, o usuário disse que o mesmo não ocorreu com outra RTX 4090 que ele tem – uma da Gigabyte. O modelo derretido, no entanto, estava conectado em um adaptador “Moody”. Não há um fabricante de informática com esse nome, então ele pode estar se referindo a uma peça adaptativa da MODDIY, comumente vista em máquinas com overclock ou para treinos de customização de PCs.

Outro usuário também relatou o derretimento, percebido apenas quando ele foi trocar seu hardware de gabinetes. Neste caso, o dano foi ainda mais extenso, haja vista que o derretimento foi inicialmente pequeno e, sem percebê-lo, o usuário continuou usando a placa. A situação se agravou e o problema avançou para o conector de energia – essencialmente, a “perda total” da placa.

Outros casos relataram situações similares, mas uma coisa em comum entre todos eles é o fato de que suas máquinas foram configuradas ou compradas em meados de novembro do ano passado – o que mostra um alinhamento à linha do tempo dos primeiros problemas.

A NVIDIA não comentou os episódios mais recentes, mas um comunicado liberado por ela em novembro trazia algumas recomendações: garantir que todos os conectores estejam firmes e bem presos, e que a capacidade energética máxima (850W) fosse respeitada.

Na época, a NVIDIA chegou a dizer que estava investigando os relatos, mas basicamente levantou uma alta probabilidade de erro humano – o que não é de todo impossível, considerando que o conector principal da RTX 4090 (12VHPWR) é realmente pequeno. Entretanto, tanto naquela época como agora, os usuários reclamantes parecem ser veteranos da montagem de PCs – o primeiro que mencionamos é literalmente um especialista em desafios de overclock, então “montar um PC” é algo que lhes vêm naturalmente.

Resta saber se essa “nova temporada” vai causar algum impacto mais sério nas vendas da RTX 4090. Na primeira vez, muita gente atribuiu os casos ao fato de ser uma placa mais nova, mas agora que o modelo já está mais estabelecido, a resposta pública pode ser bem diferente.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários