A Sony revelou um novo tipo de sensor CMOS para câmeras fotográficas e smartphones que promete dobrar a capacidade de captação de luz. Em poucas palavras, isso significa imagens com melhor e menos “ruído”, independente das condições de iluminação.
Hoje, os sensores de imagem mais comuns usam fotodiodos (componentes que transformam a luz em corrente elétrica) e transistores com controlam e amplificam este sinal na mesma camada.
O novo design coloca os fotodiodos na parte superior do sensor e os transistores embaixo. Segundo a empresa japonesa, a inovação “aproximadamente dobra os níveis de saturação” das imagens capturadas.
A Sony foi pioneira em sensores empilhados que colocam memória rápida e outros componentes eletrônicos diretamente sob o sensor. Este novo sensor CMOS usa uma ideia semelhante, mas embala os transistores em uma camada abaixo dos fotodiodos.
Ainda não se sabe quando essa tecnologia chegará a smartphones ou câmeras; a marca japonesa pretende, antes disso, melhorar ainda mais o design de sensores grandes e pequenos.
Fonte: Sony