Início Tecnologia Nova criptomoeda pode aumentar demanda por SSDs e HDs

Nova criptomoeda pode aumentar demanda por SSDs e HDs

Mineração da criptomoeda pode ser mais sustentável, já que, ao utilizar o armazenamento para o processo, gasta menos energia

Uma nova criptomoeda chamada Chia, desenvolvida pelo criador do BitTorrent, Bram Cohen – e que foi registrada em 9 de fevereiro -, pode gerar um aumento significativo na demanda por HDDs e SSDs. Na China, por exemplo, a empresa Jiahe Jinwei já enfrenta escassez de seus SSDs.

Isso pode ser explicado pelo fato da criptomoeda ter sido projetada para ser minerada em HDDs e SSDs, com o objetivo de reduzir custos de eletricidade. A intenção é que a criação também elimine a exigência de investimentos proibitivos em equipamentos poderosos e especializados para mineração.

HDD para mineração de criptomoeda
Foto: Jorn Heller/Pixabay

A criptomoeda veio para utilizar um espaço amplamente disponível e, muitas vezes, deixado de lado por qualquer carga de trabalho: o espaço de armazenamento. Por conta disso, os chineses já começaram a adquirir HDDs de 4 TB a 18 TB para aproveitar a novidade.

De acordo com seu criador, há várias vantagens em cultivar a Chia, principalmente em relação aos outros modelos de mineração. Isso porque HDDs e SSDs ocupam muito menos espaço físico do que um conjunto de GPUs, consequentemente, consumindo menos energia e gerando menos calor.

Via: TechPowerUp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES