A Panasonic deve começar a produção em massa de baterias de maior capacidade para a Tesla a partir de 2023. A célula 4680 aumentaria a autonomia dos veículos elétricos em mais de 15%.

A nova bateria da Panasonic é maior – o dobro das versões anteriores -, mas ainda assim tem cinco vezes mais capacidade nominal, o que faria com que os carros precisassem de menos bateria. Além disso, essa nova bateria é de 10% a 20% mais barata para produzir.

nova bateria da Panasonic para Tesla

Nova célula 4680 da Panasonic tem o dobro de tamanho das anteriores, mas cinco vezes mais capacidade de armazenamento – Imagem: reprodução

A Panasonic está investindo cerca de US$ 704 milhões em novos equipamentos para produzir a bateria 4680. Segundo reporta o Nikkei Asia, a empresa está expandindo uma fábrica no Japão para dar início à produção em massa da nova bateria para a Tesla.

A Tesla anunciou a 4680 em um evento do “Battery Day”, em setembro do ano passado. Na ocasião, o CEO da empresa Elon Musk disse que a nova célula permitira que a Tesla começasse a vender seus carros a partir de de US$ 25.000.

Panasonic bateria pilha

Imagem: Panasonic

Vale lembrar que o conjunto de baterias representa cerca de 30% do custo dos veículos elétricos. Uma bateria mais barata e com maior capacidade pode realmente mudar o jogo e acelerar a transição para os elétricos.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários