A Nintendo não vai deixar os atuais consumidores do Switch na mão, prometendo que o sucessor do console híbrido trará uma transição simplificada quando ele chegar ao mercado por meio da Nintendo Account.

Quem afirmou isso foi Doug Bowser, presidente do braço norte-americano da japonesa, durante uma entrevista publicada pelo Inverse. Nela, o executivo continuou a política do silêncio corporativo quando questionado sobre a chegada do convenientemente chamado “Nintendo Switch 2”, mas falou sobre como é comum que, na troca de gerações de consoles, se veja uma queda esperada entre a troca de um aparelho por outro – e como a Nintendo pretende minimizar isso.

Imagem mostra o Nintendo Switch sob sombras pesadas com um número 2 na tela

Imagem: Paul Stringer/Robert Goudappel/Shutterstock (Edição: Rafael Arbulu/blog KaBuM!)

“Bom, antes de tudo, eu não posso comentar – ou melhor, não vou comentar – sobre os rumores que estão por aí. Uma coisa que fizemos, no entanto, com o Switch, foi a criação da Nintendo Account para ajudar na comunicação e transição.

No passado, todo dispositivo para o qual transicionamos trazia um sistema de contas totalmente novo. Termos criado o Nintendo Account permitiu que nos comunicássemos com nossos jogadores e, se e quando fizermos a transição para uma nova plataforma, teremos esse processo de forma mais facilitada.

O nosso objetivo é minimizar a pequena queda que você tipicamente vê entre o último ano do ciclo de um dispositivo e o primeiro ano de início de outro. Eu não posso falar sobre as possíveis funções de uma eventual nova plataforma, mas a Nintendo Account tem uma base forte para trazer essa comunicação entre gerações à medida em que fazemos essa transição.” – Doug Bowser, presidente da Nintendo nos EUA

Nintendo Switch 2 já está nas mãos de empresas parcerias

Uma coisa que Bowser não comentou – mas que vimos relatada em várias ocasiões na mídia internacional – é a disponibilização de protótipos do sucessor do Switch para empresas parceiras da “Big N”. Em julho deste ano, fontes ouvidas pelo Videogames Chronicle afirmaram alguns detalhes interessantes que podem ou não aparecer na próxima geração nintendista.

Um exemplo: assim como o Switch atual, o próximo console da empresa deve ser capaz de rodar em formato completo (reproduzido na TV) ou portátil (pela tela do próprio aparelho), mantendo a natureza híbrida que fez da atual plataforma um sucesso. Mais além, o novo dispositivo também contará com sistema duplo de aquisição de jogos, permitindo a compra por loja online (eShop) ou mídia física (cartuchos).

Ao contrário do Switch, porém, a Nintendo deve lançar o novo aparelho com um display LCD comum – e não OLED – a fim de reduzir os custos de produção. Como compensação, o novo console deve ter uma capacidade de memória maior – atualmente, o Switch trabalha com 32 GB e, para fins de comparação, o PlayStation 5 e o Xbox Series S/X passam das centenas de gigas. Rumores nesta parte afirmam que o novo dispositivo terá uma capacidade total similar à do ROG Ally, da Asus.

Estimativas de analistas e dessas fontes – mas não reconhecidas pela Nintendo, vale citar – posicionam o lançamento do novo console para o segundo semestre de 2024. Resta esperar para ver se o prazo de confirma.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress