Início For Gamers Nintendo ganha processo contra site que oferecia download de Roms

Nintendo ganha processo contra site que oferecia download de Roms

Homem é condenado a pagar dois milhões de dólares para a Nintendo como indenização por ter site famoso que oferecia o download de Roms

A Nintendo é bastante conhecida por lutar contra a pirataria, principalmente por seus títulos clássicos que estão espalhados ilegalmente em diversos sites de Roms. Já nesta semana, a empresa ganhou um processo contra um site bem conhecido do tipo nos Estados Unidos.

A suprema corte da Califórnia decidiu que o dono do site RomUniverse deve pagar 2 milhões de dólares de indenização para a Nintendo por ter oferecido o download de jogos protegidos por direitos autorais ilegalmente.

Matthew Storman, dono do site em questão, discordou das acusações da Nintendo e decidiu se defender na justiça sem um advogado. Em sua defesa, ele alegou que não havia feito o upload de Roms para o site, mas não conseguiu convencer a justiça, uma vez que ele mesmo já havia admitido ter feito tal ação em outros depoimentos do caso. O site RomUniverse, vale notar, já foi desligado, ou seja, não é possível mais acessá-lo.

Site com Roms da Nintendo era rentável

Mesmo as pessoas podendo baixar jogos de forma gratuita no RomUniverse, um dos grandes problemas vistos no caso é que o mesmo oferecia assinaturas para liberar velocidades de download maiores e outros benefícios. De acordo com informações obtidas pelo site Torrentfreak, em 2019, o RomUniverse gerou uma receita em torno de US$ 30,000 (aproximadamente R$ 157.737).

Além disto, mesmo que o download dos jogos fosse completamente gratuito, os títulos em questão hospedados por lá estavam protegidos por direitos autorais. Enquanto emular em si não é considerado um ato ilícito, obter cópias de jogos que não sejam feitas a partir de sua própria coleção é considerado ilegal.

Apesar de Matthew Storman ter sido condenado a pagar 2 milhões de dólares, a Nintendo estava querendo obter uma indenização de 15 de milhões de dólares. A justiça não acatou o pedido deste valor, uma vez que a empresa não conseguiu provar que os danos causados pelo site RomUniverse teriam afetado seus negócios permanentemente, além do fato do site já ter sido retirado do ar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES