Falsos moralistas podem reclamar o quanto quiserem, os pronomes neutros em Starfield vieram para ficar: a Nexus Mods, empresa que hospeda as modificações do novo jogo (e de todos os antigos) da Bethesda Game Studios, baniu um mod que removia a opção de inclusão via pronomes neutros para pessoas que não se identificam com nenhum dos dois gêneros tradicionais.

A situação remonta à alguns dias após o lançamento de Starfield, quando um youtuber acabou viralizando nas redes sociais em uma tirada de reclamação sem muito sentido sobre como “pronomes” estariam “retirando” a capacidade dele à “imersão do jogo” – “o jogo é muito ‘woke’” foi uma frase que ele mencionou.

Captura de tela do hub de Starfield no portal Nexus Mods

Imagem: Nexus Mods/Reprodução

Embora o youtuber, a Nexus Mods e o mod removido não tenham qualquer relação direta entre si, o assunto fez eco nas plataformas, a empresa de hospedagem de mods disse ao 404 Media que se reserva ao direito de aceitar ou não as criações enviadas pelos seus usuários e, fazendo uso desse direito, optou não só por banir um mod que removia a opção mais inclusiva, como também deixar claro que tentativas similares terão um destino similar.

“Hospedar este mod não era uma ideia nossa e certamente estamos dentro dos nossos direitos de ‘não’ hospedar conteúdo em nossa plataforma. Não é uma ‘afirmação política’ nem tampouco um ‘alinhamento’ com um lado ou outro da discussão. Nós apoiamos a diversidade e inclusão em nossa comunidade e a remoção de ambos, embora atraente para alguns, não promove uma positividade na comunidade de mods.” – Nexus Mods, via e-mail

O 404 Media bem relembrou que não é a primeira vez que a Nexus Mods tomou uma posição que vai no caminho contrário a quem é contra a inclusão: a versão remasterizada de Marvel’s Spider-Man no PC conta com uma bandeira do orgulho LGBTQIAPN+ (aquela do arco-íris), que alguns mods existiam apenas com o intuito de removê-la do jogo. Rapidamente, a empresa os tirou de seus servidores, posicionando-se de forma similar.

Felizmente, duas semanas depois de seu lançamento, Starfield continua tendo opiniões geralmente positivas: no review publicado aqui no blog KaBuM!, a “Jejé” ressaltou que o jogo da Bethesda oferece muita coisa em todos os aspectos, mas justamente esse volume pode parecer…bem…“muita coisa” para quem se sente sobrecarregado por opções demais.

De forma geral, a parcela que reclama das práticas de inclusão em Starfield parece ser minoritária – e mesmo os mais vocais desse pessoal encontram argumentações e “invertidas” que rapidamente os colocam em segundo plano frente ao sucesso do jogo.

A própria Nexus Mods concorda com essa percepção. Respondendo ao inevitável chilique de quem não gostou do banimento e ameaçou parar de usar a plataforma, a empresa reforçou sua posição:

“Uma confirmação de que esta foi a melhor ação a ser tomada reside em parte do ódio, da virulência e ameaças de violência que vieram de uma minoria muito, muito pequena de nossa comunidade. Francamente, nós não estamos tristes de vê-los partir.”

A saber: a questão dos pronomes é apenas evidente no começo do jogo, quando você está construindo o seu personagem. Durante o editor, o jogo lhe pergunta se você quer que seu protagonista seja tratado como “Ele/Dele”, “Ela/Dela” ou os neutros “Ile/Dile”. E depois, esse assunto não aparece mais em nenhum momento.

Particularmente, a discussão mais correta seria por que não adotar o muito mais universalizado “Elu/Delu”. Mas considerando o fato de isso aparecer em uma parte tão ínfima do jogo ser o suficiente para irritar alguns, imagine se eles jogarem I Was A Teenage Exocolonist, coincidentemente, um jogo também ambientado em história espacial.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress